Páginas

Resenha: O Herói Perdido - Rick Riordan

Ficha Técnica
Autora: Rick Riordan
Páginas: 432
Editora: Intrínseca 
Ano: 2011



Adoro livros do gênero Fantasia, adoro Mitologia Grega e Romana, Deuses do Egito, no colégio sempre foram meus assuntos favoritos ao estudar História. Faz um tempo que não lia nada do gênero, principalmente esse ano, tenho lido muitos romances e coisas mais leves. Amo a escrita escrita do Rick Riordan, depois de tanto tempo sem ler uma obra dele, a última foi em 2009, no lançamento do último livro da série Percy Jackson e os Olimpianos. Posso garantir que não foi por falta de interesse, mas fui deixando pra depois e foi acumulando a pilha de leitura, o universo dos Olimpianos foi aumentando e acabei ficando para trás. Esse ano coloquei como meta de 2016 voltar a esse universo e tive a satisfação de confirmar que o autor ainda é um dos meus queridinhos.


Se você não leu a série Percy Jackson, aconselho não ler essa resenha. A nova série Os Heróis do Olimpo é uma continuação direta, então você vai levar uma surra de spoilers se continuar.

O livro começa com os nossos heróis sendo atacados. Jason acorda sem memória, num ônibus escolar, no meio do deserto. Ele não sabe o que está acontecendo, sofre uma terrível dor de cabeça e pra piorar tem uma menina ao seu lado, conversando animadamente. Quem é essa menina? Ainda por cima diz ser sua namorada, as coisas pioram ainda mais a sua volta, todos no ônibus parecem ser colegas da escola e ele não reconhece nenhum rosto. Não lembra de nada, Não tem certeza de quem é ou o que está fazendo com ali com aquelas pessoas. Claro que as coisas pioram, a garota que ele logo descobre se chama Piper e o garoto Leo que também está muito próximo e ele são atacados por espíritos de tempestade, seu professor se transforma e se revela um sátiro. Ele tenta explicar aos tês o que está acontecendo, mas ele acaba sendo sequestrado, parecia que tudo estava perdido, eles estavam a beira da morte, até que uma garota loira apareceu dos céus, resgatando o trio, mas logo são questionados por ela... Onde está Percy Jackson. WHAT??? Quem é Percy Jackson?


Eles são levados ao Acampamento Meio-Sangue, lá descobrem que são semideuses, filhos de Deuses com Humanos. Piper é filha de Afrodite e Leo filho de Hefesto, os dois ficam atordoados, mas Jason tem a impressão que algo estava errado, aquilo não era novidade para ele. Annabeth explica que há 9 meses os semideuses venceram a Guerra contra Cronos, tudo havia voltado ao normal até que Percy desaparece. Os Deuses estão trancados no Olimpo, proibidos por Zeus de falar com os filhos. Annabeth recebe um recado de Hera que diz que a resposta para o desaparecimento do namorado está no Grand Canyon com um garoto sem memória. Ela ainda conta a historia da última profecia:

“Sete meios-sangues responderão ao chamado
Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado
Um juramento a manter com um alento final
E inimigos com armas as Portas da Morte afinal”


Jason, Piper e Leo recebem uma missão, Hera caiu em uma emboscada e eles são os únicos capazes de salvar a Rainha do Olimpo. Eles saem em busca de respostas, tem apenas três dias, Annabeth parte em busca do Percy e Jason sente que tudo tem uma ligação. Dessa vez o autor nos apresenta três visões, na série anterior ela é contada na visão de Percy. Cada herói tem um segredo e aos poucos vamos descobrindo como a vida dos três está interligada. O livro é recheado de ação, cenas de lutas exploradas e  detalhadas, a leitura é leve, carregada de humor, já característico do autor. 

"Filho do relâmpago, tome cuidado no chão,
Da vingança dos gigantes os sete nascerão,
A forja e a pomba devem abrir a cela,
E liberar a morte pela raiva de Hera."

Rick Riordan trás de volta nessa série o universo criado por Percy Jacskson e os Olimpianos e surpreende ao nos mostrar o quando esse mundo imenso, rico e cheio de mistérios. Fica aquele gosto de "quero mais" e o final do livro é enlouquecedor. Tudo se encaixa e parece que a cabeça vai explodir, daqueles livros que você precisar ler a continuação em seguida. 

P.S: Eu não consigo entender porque as pessoas comparam Percy Jackson e Harry Potter, são mundos diferentes, os autores tem escritas diferentes, Rick Riordan tem aquela escrita com humor e mais próxima da realidade, onde o Monte Olimpo é o Empire State e O Mundo Inferior é Las Vegas. Já J.K. Rowling tem uma escrita quase poética, aquela coisa mágica, faz você querer mergulhar naquele universo totalmente novo. Acho totalmente desnecessário a rixa e as comparações. Porque não amar os dois? Tem gente que não ama nenhum dos dois... Ué, Paciência!  É apenas uma questão de preferências, cada um tem a sua. 





22 comentários

  1. Olá, tudo bom?
    Eu tenho um amor incrível por PJ, amo muito e inclusiva já li todos os livros do Riordan, por que eu sou completamente apaixonada por ele velhinho maravilhoso.
    Eu lembro que li Herói Perdido e fiquei viajando por um bom tempo sem entender direito e ficava me perguntando por horas ''aonde está o Percyyyy?''

    Sobre a observação final eu concordo plenamente com você. Achava um bobeira total os fãs ficarem discutindo qual era melhor sendo que nada tem ligação com nada.

    Sessão Proibida

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cindy.
    Faz tempo que não tenho contato com a escrita do Rick Riordan. A ultima vez que tive contato com a escrita dele foi com o terceiro volume de "Percy Jackson e os Olimpianos - que por sinal não terminei o livro.
    Também gosto muito de fantasia e misturada com mitologia fica melhor ainda.
    Não li a resenha porque pretendo continuar a série que não finalizei e fiquei com medo de receber spoilers, mas de qualquer forma irei ler essa série também.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha Cindy. Ainda não li nada do Rick Riordan, mas só ouço excelentes elogios a respeito de suas obras. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Estou com os 3 primeiros livros da série percy Jackson parados na estante. Mitologia acho muito interessante, mas não consigo parar e ler.
    Deixo o convite para conhecer meu blog; http://blogliterariodois.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cindy! Tudo bem? Eu não gosto de Rick Riordan. Pronto, falei! Nunca tive interesse em acompanhar essas várias sagas que ele escreve, mas enfim... É bom saber que a galera curte e ele tem tantos fãs espalhados pelo mundo. Adorei a resenha! <3

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Cindy!
    Eu amo essa série, quanto a anterior.
    Eu também não entendo como comparam. Só pode por conta do menino de 11 anos que se descobre diferente. E dai? Tem milhões de livros no estilo. Enfim...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. Oi Cinthia,
    Rick Riordan me persegue hoje, rs. Terceira resenha dele só hoje, rs.
    Eu não costumo seguir seus lançamentos, eu li a saga do Percy e não consegui continuar. Vejo tantas pessoas amando e eu aqui 'aleatória', sabe?
    Mas gosto de mitologia sim. Ótima resenha!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie
    a série é muito boa neh?
    Acho que o pessoal compara HP e PJ porque no primeiro livro eles tem muita coisa em comum, mas só isso, depois a coisa fica bem diferente.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, amiga!
    Olha, eu acho que o Riordan bebeu do oceano da Rowling, sim. Há características bem semelhantes, mas gosto de ambos (embora prefira HP).
    Fico feliz que tenha gostado (e concluído a leitura tsc tsc). É um bom livro, sem dúvida. Sem falar que os protagonistas são ótimos. Adorei conhecer cada um e o novo rumo que o autor deu a série.
    Inclusive, preciso continuar e ler os demais livros; estão na pilha de leitura ainda. :s
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Cindy, tudo bem?
    Acho que as comparações vem mais porque são livros de uma época parecida, mas concordo que não tenha nada a ver uma coisa com a outra. =P Pretendo ler Rick Riordan um dia!
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Ooi! Também nunca entendi essa comparação, só as histórias eu ja acho bem diferentes. Nunca li nada do Rick e Percy mas não tenho muita curiosidade não.
    Beijos
    Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi Cindy!
    Eu ainda não li nenhum livro do Percy Jackson, mas sei que preciso ler!
    Também não entendo comparar com Harry Potter, qual o problema em gostar dos dois?!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  13. Olá Cindy;
    Confesso que nunca li nenhum livro da série, só vi o filme e gosto bastante pra falar a verdade.
    Gosto deste tipo de leitura que flui, leve pela escrita do autor.
    Parabéns pela resenha, ficou ótima.


    Beijos da Camila.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Apesar desse estilo de livro não ser o meu favorito, eu achei o enredo bem interessante e amei a capa! Poderia ler um dia sim! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2016/06/resenha-do-filme-como-eu-era-antes-de.html

    ResponderExcluir
  15. Olá Cindy,
    Eu também não consigo entender a comparação de HP com PJ, é realmente completamente diferente.
    Eu ainda não terminei de ler esse livro. O pouco que li, o enredo é bastante interessante.
    Sua resenha ficou ótima.
    Beijos.

    http://www.leituradelua.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Cindy!
    Menina já comecei a ler e recebi seu "Pare" kkkkkk. E eu parei mesmo, viu!
    Tenho muita vontade de ler a série Percy Jackson, a única do autor que me interessa. Então preferi não arriscar porque não sou "aquele que ama spoilers". Obrigado por avisar.

    Bjux, linda.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Cindy! Que lindo seu blog! Já estou te seguindo!

    Concordo com você a respeito de comparações, cada livro é único, assim como as pessoas, e não devem ser comparados. Podemos e temos preferência por um ou outro gênero, e dentro do gênero, por um ou outro livro, mas cada um é cada um e ponto! Não é mesmo?

    Colega, venho te convidar para conhecer meu blog de resenhas https://spaziodilibri.blogspot.com.br/ e meu novo trabalho como escritora https://www.facebook.com/fernandavincikondo/

    Adorarei ver você nesses canais!
    Um abraço
    Fernanda

    ResponderExcluir
  18. Amo esse livro! Sério uehueheuh Eu o li faz bastante tempo, sendo um dos primeiros livros a fazerem parte da minha estante (ainda em inicio, na época). Agora, lendo sua resenha foi um momento nostálgico, me lembrei de tudo que aconteceu e vai acontecer depois disso. E fiquei com saudade, pretendo reler a série algum dia desses!

    Única coisa que não gostei desse livro foi que o Percy não apareceu eheuheueheu
    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Cinthia. Você tá tão sumidinha, saudade de você!
    Eu não li PJ, mas como não tenho vontade de ler resolvi ler a resenha mesmo com seu aviso. Eu não curto muito mitologia, apesar de ter tido uma experiência boa com o gênero esse ano.
    Que bom que você gostou da leitura. Espero que a continuação te surpreenda tanto quanto esse.
    Sobre a comparação, realmente nada a ver. As duas histórias são como água e óleo!


    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Cintia,
    Eu até tenho o primeiro livro do Percy, mas falta é tempo e foco pra iniciar.
    Vai demorar um cadinho para pegar os outros haha

    tenha uma ótima quinta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  21. Olá, Cindy. Seu blog é uma graça! Resenha muito boa, até me interessei pelo livro. Seguindo, beijão

    literalizza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Cindy!
    Amo tio Rick <3 E preciso ler logo essa série toda!!

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir

Gostou? Comenta!

 
Desenvolvido por Michelly Melo.