Páginas

Resenha: Cidade de Ossos - Cassandra Clare

Ficha Técnica
Autora: Cassandra Clare
Páginas: 459
Editora: Galera Record
Ano: 2010

Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria. 

Um dia você acordar e descobre que toda sua vida é uma mentira! Sua Mãe e família não é nada do que você conhece há 16 anos. Que você foi enfeitiçada para esquecer grande parte das suas lembranças, todas as histórias, lendas e contos de fadas são reais, Vai bem além dos livros e o pior: Foi decisão da sua mãe esconder a verdade por 16 anos. O que você faria?

Clarissa Frey, a Clary...  vê seu mundo vir abaixo. prestes a completar 16 anos, ela decide ir a boate Pandemônio, com Simon seu melhor amigo. Ela acaba presenciando um crime, mas o mais estranho e curioso é que apenas ela consegue ver o que aconteceu, até mesmo Simon não viu nada e ela chega a pensar que está louca. Ela viu três pessoas cheias de cicatrizes, roupas e armas estranhas, arrastarem um pessoa pelo meio da boate e as pessoas ao redor estavam alheias aquilo tudo. Ela tenta ajudar e acaba se metendo em confusão, Simon a ajuda ir embora. Jace um dos assassinos  atrás do garoto, segue Clary afim de saber quem é a garota capaz de enxergar através do "feitiço" e ele a explica que ele e seus dois amigos, Alec e Isabelle, são na verdade Caçadores de demônios ou qualquer que seja a espécie, a vir perturbar os "Mundanos", se referem assim quando citam os humanos. Clary descobre que há um outro mundo, o Mundo das Sombras, somente quem tem a Visão, assim como ela, é capaz de vê-lo.

Clary começa a se sentir estranha, algumas visões, ela não faz ideia do que está acontecendo, Jace ainda explicava melhor o Mundo das Sombras a Clary, até que sua mãe liga dando instruções para ficar longe de casa, Jace e Clary correm afim de salva-la, mas é tarde demais, ela é  sequestrada. Demônios atacam Clary em sua própria casa e então tudo vem a tona.  Ela não é uma Humana qualquer, ela é uma Caçadora assim como Jace e seus amigos. Clary afim de se aprofundar mais nessa história de "Caçadores de Sombras" Jace a leva ao Instituto. Hodge, o tutor dos Caçadores, conta a verdadeira história a Clary, Jocelyn sua mãe, já havia sido também uma Caçadora de Sombras, o que por consequência, está no sangue de Clary.

Somos apresentados aos Instrumentos mortais, o Cálice da Mortalidade, o Espelho, e a Espada. Um mundo onde existem Vampiros, Lobisomens, Fadas, onde todas as historias se provam verdadeiras. Valentim, ex Caçador de Sombras, foi dado como morto há anos atrás, havia traído a Clave, a autoridade máxima no Mundo das Sombras, está de volta mais forte e criando um exército. Ele procura o Cálice, Jocelyn quando era caçadora robou de suas mãos e escondeu por todos esses anos. Clary é a única pessoa capaz de localizar o Cálice e  Jace, Alec e Isabelle, unem forças para encontrar Jocelyn e impedir Valentim.

A autora não criou apenas um mundo novo e rico em mistérios, ela surpreende com personagens fortes, concretos e convincentes, pelo menos para mim. Clary estava perdida, o mundo caiu, as pessoas deveria confiar, mentiram para ela, vulnerável, tinha tudo pra sentar no chão e chorar. Só que ela suporta,  ela é forte e inteligente, tenta acompanhar o ritmo daquele grupo que acabou de conhecer e tenta dar o melhor de si para não atrapalhar, Alec e Isabelle não estão nada felizes com uma estranha por perto, mas em meio a situação de risco, era pegar ou largar. Clary era a única pessoa que conhecia a mãe o suficiente para conseguir localizar o paradeiro do Cálice. 

No meio disso tudo, como resistir a Jace Wayland? Inteligente, lindo, Forte, lindo, Arrogante e Sarcástico, lindo e morto de lindo , Honesto e Protetor, todo Crush que uma garota sonha na vida. Nada foi forçado ou a primeira vista, foi florescendo aos poucos, mesmo sentindo toda a tensão entre os dois, protagonizaram diálogos com muito humor e você fica sem saber o que vai acontecer com os dois. O que não da pra explicar é como depois de tanto dinheiro, tanta crítica negativa, as pessoas não aprendem com os erros. Errar numa adaptação pela primeira vez, acontece. Errar pela segunda vez é o quê? 

Se eu tiver que comparar o filme e a série, na minha opinião APESAR DE TUDO o filme foi mais fiel. Até o momento a série vem se distanciando a cada episódio. Nos primeiros capítulos as mudanças foram aceitáveis para mim, mas agora estão colocando o carro na frente dos bois e a sobremesa está sendo servida antes do prato principal. Não sou dessas que surta porque o filme ficou diferente do livro, nunca é igual a gente sabe. Normalmente é gosto dos dois, tanto o filme, quanto o livro. Se todos os livros adaptados forem divididos em parte 1 e parte 2, ainda sim não sairiam igual. Só que inventar historias mirabolantes, não dá né? a série anda mal das pernas, mesmo com a audiência baixa nos EUA a série foi renovada para 2 temporada.

Muitos criticam, mas aqui você não vai encontrar nenhum clássico da literatura Brasileira, um livro escrito por Machado de Assis ou Jane Austen, Nem precisa. Instrumentos Mortais já tem seus espaço e cresce cada vez mais criando uma legião de "Shadowhunters"Cidade dos Ossos é um daqueles livros que eu recomendo para  adolescentes, adultos, homens e mulheres que gostam dessa premissa que eu apresentei, se não gosta desse mundo sobrenatural e romance, melhor passar longe. Tudo é uma questão de gosto e preferências.


32 comentários

  1. OIiieee Cindy!

    Todo mundo fala de Shadowhunters! Amem, odeiem ou o que seja, a série ta na boca de todo mundo. Seja a série de livros, a série de TV ou o filme. Eu assisti algumas partes do filme, gostei do vi (até porque amo a Lily Collins) e quero ver o filme inteiro quando aparecer a oportunidade. A série de TV ainda não conferi, mas tb tenho curiosidade. Os livros também estão entre os meus desejados, mas no momento com tantos pendentes não tenho pressa em tê-los na minha estante. Deixo mais pra frente.

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cindy, tudo bem? Quero muito ler este livro ou qualquer outro da autora, pois todo mundo elogia as obras dela, hahaha...


    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Quando esse livro lançou, eu tinha muita vontade de lê-lo. Com o passar do tempo, a vontade foi diminuindo.
    Apesar disso, tenho muita vontade de conhecer a escrita da Cassandra Clare e gosto muito de histórias que contém vampiros, lobisomens, fadas etc. Acho incrível.
    Se eu ler esse livro, quero loga a saga toda, pois tenho sérios problemas para ler sagas inteiras.
    Ainda não vi o filme, mas a credito que possa vê-lo primeiro antes de ler o livro.
    Gostei da sua resenha ;)

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie...
    Sinto até vergonha de dizer que ainda não li essa série...Mas, é a mais pura verdade rsrsrs...
    Quero reverter esse quadro, pois, sempre leio excelentes comentários da obra e ainda mais agora com adaptação fico meio por fora ;)
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    poxa acho que a série esta até que legal, comparada com o filme acho que esta ótima rsrsrsrs
    mas realmente o livro é mtooo melhor do que a série ou o filme.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Cindy, tudo bem?
    Eu assisti ao filme e gostei, mas eu nunca li os livros. Por isso não tenho como opinar se é bom ou não. Eu tenho a série completa aqui na estante, só esperando uma oportunidade para ser lida. Estava com muita vontade de acompanhar a série, mas vou esperar ver se ela irá engrenar antes de me aventurar.
    Ótima resenha.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Cindy! Tudo bem? Eu simplesmente AMO Os Instrumentos Mortais! <3<3<3 Os livros são ricos em uma mitologia bem original e de personagens extremamente bem construídos e cativantes. Agora sobre aquela seriezinha tosca eu não vou nem dizer nada. Era melhor eu nem ter assistido tantos episódios, viu? Ô decepção...

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Da série eu só li Cidade dos Ossos, mas acredito que o livro não chegou a me envolver tanto. Sei que o universo criado pela autora é realmente incrível. Não sei se pelo pouco contato, mas os personagens também não me conheceram por inteiro. Adorei ler seu ponto de vista sobre o livro.

    Beijos!

    http://apenasumaleitura.blogspot.com.br/2016/03/resenha-sombras-do-medo.html

    ResponderExcluir
  9. Olá, Cintia.
    Dá série eu só li Cidade dos Ossos. E adoooooro, já perdi as contas de quantas vezes já vi o filme. Muitos torcem a cara, mesmo.
    Eu estou doida para ler a série inteira. Pois gostei muito do primeiro.
    Beijos.

    Leitura de Lua

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Eu tenho Cidade dos Ossos, mas depois que vi a quantidade de livros que a série começou a ter perdi a vontade de ler, odeio séries muiiito longas, então desisti de conhecer a história por hora.
    Beijos.
    Nasci Gabriela - www.nascigabriela.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não li nada da série, mas quero muito. Só vi o filme e gostei bastante. Quero ler os livros com urgência. Também curto bastante os personagens criados por Cassandra. Adorei sua resenha.
    Passa lá no blog e confere as novidades.

    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  12. Oi Cindy!
    Essa série nunca me atraiu, mas sei que muita gente é apaixonada pela história.
    É realmente curioso que nem o filme nem a serie sejam boas adaptações, né? Talvez seja simplesmente uma história que não foi feita para ir para as telas.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Siiim, reclamamos tanto do filme que conseguiram fazer algo pior na série kkkk a história até que não tô considerando ruim, mas que tá completamente diferente dos livros, tá mesmo. Amo cidade dos ossos, instrumentos mortais é minha série de livros favorita de todas, e pode preparar o heart pra muito mais emoção nos proxs volumes!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Nunca Jamais", vem conferir!

    ResponderExcluir
  14. Olá, Cindy! Tudo bem?
    Já ouvi muitos comentários positivos sobre essa saga, mas confesso que a quantidade de livros me desmotiva um pouco. Gostei do seu ponto de vista, achei bacana a força que você mencionou presente nos personagens. Quem sabe um dia eu não crie coragem para iniciar leitura, mas hoje em dia não.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Cintia! Tudo bem?

    Eu não me interesso muito pelos livros da Cassandra. Não sei o REAL motivo disso, apenas não sinto vontade de conhecer toda essa história. Acho que o fato de eu estar, já algum tempo, evitando séries e trilogias, pesa um pouco na decisão. Mas não posso negar que a história parece ser bem rica em detalhes.
    Que pena que a série está se distanciado... seria tão bom se fosse fiel, né?

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Cindy!
    Eu não sou uma fã assídua de Instrumentos Mortais, para ser sincera eu nem gosto tanto da Cassandra Clare. Já li 4 dos livros dessa série, simplesmente por não querer parar no meio e querer muito descobrir que Clary e Jace são aquilo que você sabe que eles acham ser (ok, ficou confuso, mas não achei justo dar spoiler aqui).
    Já o filme, eu gostei MUITO. A série tem altos e baixos, acho que é uma questão de elenco fraco (pelo menos, para mim, porque até que gosto do rumo da história).
    Beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Cindy!
    Eu li os dois primeiros livros da série, mas não me lembrava muito da história até começar a ver a série de tv (que estou achando legal!).
    Gostei da sua resenha! Eu precisava reler os livros, e quem sabe tomar coragem para ler a série toda.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  18. Oii.
    Amei a resenha, achei incrível essas GIFs ♥
    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Já li um pouco sobre a história desse livro e da saga, acabei ficando bastante interessada, porém ainda não tive oportunidade de ler e também por que tenho um probleminha com sagas :/ Enfim, amei sua resenha, bem completa! Beijos

    www.quetransborde.com.br

    ResponderExcluir
  20. Gostei da resenha Cintia. Já li Cidade dos Ossos, Cidade das Cinzas, Cidade de Vidro e Cidade dos Anjos Caídos e curti bastante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  21. Olá,Cindy, tudo bem?

    Confesso que este livro não me prendeu tanto, eu estava disposta a lelo quando soube que peças infernais era muito melhor, então decidi começa por ele, afinal toda a estória se passa muito antes dos estrumamentos mortais, a verdade é que me apaixonei perdidamente pela trilogia e hoje e minha favorita *-* após finalizar a trilogia decidi que iria ler cidade dos ossos, mas no final,acabou não me conquistando como as peças infernais, mas espero ler um dia, adorei a resenha e não gostei da serie.

    Beijinhos


    Te espero lá http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Cindy, tudo bem?
    Eu gostei do livro, foi o primeiro que resenhei lá no blog, mas ele não me fez querer continuar a série, sabe?
    Ai vi o filme, achei mais ou menos. Fui conferir a série com esperança de que melhorassem e, como você disse, está cada vez mais longe do original. Continuo assistindo porque gosto desse universo, mas já desconectei da mente que é baseado no livro.
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  23. Cidade dos ossos é um livro que eu recomendo também!
    Esse ano reli o livro pra dar continuidade à série já que só adquiri os outros agora, estou gostando muito! (dos livros)
    Bj


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Cindy,

    Eu já estou no quarto livro dessa série e olha, a série só tende a crescer e melhorar. Me arrependo de ter parado um tempo no primeiro por ser complicado. A autora mistura muita coisa, mas no fim dá certo. Não gostei do filme e não acho a série boa e nem considero ela uma adaptação dos livros, uma leve inspiração talvez.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá, Cindy.
    Já o livro e gostei. A premissa é legal e os personagens são ótimos, apesar do romance meio mimimi. Ademais, a autora criou uma boa mitologia para o enredo, o que me agrada.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
  26. Oii Cintia!
    Adorei sua leitura, viu! Ficou um post lindo.
    Eu realmente não tenho vontade de ler essa série, é um tipo de história que não me atrai.
    Parabéns pela resenha linda e bem escrita.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Li os três primeiros livros da série. Gostei, achei tudo muito legal. Mas parei de ler porque eu não aguentava mais o mimimi do Jace! Meu deus! Que pessoa mais bipolar! A história só se resume em: "Eu gosto da Clary, mas se eu ficar com ela ela vai sofrer. Foda-se vou ficar com ela igual. Ah não, ela corre perigo estando perto de mim! Mas nosso amor quebra barreiras e somo invenciveis juntos, ou não..." E fica num ciclo infinito de inúmeros mimimis. Essa serie foi uma das que eu gostei mais dos personagens secundários do que dos protagonistas.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  28. Oi, gostosa!
    Amiga, eu já te falei o quão chateado fiquei com a série, né? Mudaram tudo e em demasia! Inaceitável. Não assistirei mais porque sei que não vou gostar.
    Eu gostei deste primeiro livro. Não foi uma leitura "OMFG!", mas foi agradável de modo geral, sem grandes surpresas. Espero ler logo o segundo livro e crer que serei surpreendido como tantos falam.
    Meu bem, eu não consegui focar na protagonista e em nenhuma personagem por motivos de: Jace, <3333
    Muito maravilhoso, né? Concordo. E todinho meu, bjs.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Numa procura por posts sobre CdC, pra poder comparar a opinião dos outros com a minha, caí de paraquedas aqui e que blog! *-* Parabéns pelo blog!

    Eu amei Cidade dos Ossos. Achei um livro muito bem escrito, com personagens carismáticos e muito bem construídos. Sou um grande fã d'As Crônicas de Gelo e Fogo e, desde que fiquei órfão dos livros do Martin, encontrei na Cassandra as descrições detalhadas e incríveis! *-*

    Vai me ver muito por aqui, Cindy. Adorei o blog! *-*

    Abraços.
    Alex, do blog Um Bookaholic.
    umbookaholic.com | Canal | @umbookaholic

    ResponderExcluir
  30. Oláá Cindy
    Nossa a tempos que essa saga está na minha lista de leitura, sua resenha despertou novamente a vontade de lê-la e a minha curiosidade, espero ler em breve!
    Bjoos


    Jovem Literário

    ResponderExcluir

Gostou? Comenta!

 
Desenvolvido por Michelly Melo.