Páginas

Desabafo/Resenha: Mentirosos - E. Lockhart

Ficha Técnica:
Autoras:  E. Lockhart 
Editora: Seguinte
Páginas: 272

Ano: 2014


Sinopse: Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.




Já tentei começar essa resenha diversas vezes, já se passou uma semana desde que eu terminei o livro e eu ainda tô procurando o chão. Procurei as palavras, tentei criar uma frase ou algo que conseguisse expressar todo esse turbilhão de emoção preso no peito, e reorganizar os pensamentos, olha não tá sendo fácil. Só tenho duas certezas: Essa vai ser a pior resenha que eu escrevi na vida ou Essa vai ser a melhor resenha que eu escrevi na vida. 

Todo burburinho em volta desse livro, toda fama, é verdadeira. Se você nunca ouviu falar em Mentirosos, sugiro você puxar uma cadeira e sentar. Esse livro estava na minha lista e eu só adiava a leitura, dai fui passar o final de semana na praia, aproveitar o sol e relaxar na rede e lembrei de leva-lo comigo. Na volta pra casa, terminei a leitura no carro mesmo e fiquei olhando fixamente para janela e tentando me conformar com o final do livro. Vi a minha vida passar diante dos meus olhos, enquanto eu olhava através da janela, as palavras da protagonista não saia da minha cabeça e digo mais Senhoras e Senhores mesmo "prevendo, adivinhando, acertando, presumindo" o que iria acontecer no final mesmo assim não aliviou o "tiro" no peito que foi o final desse livro. 

Porque eu falo tanto nesse final? Porque não se tem muito o que falar do enredo, sem dar spoilers, durante o decorrer da história a autora soltou pistas, migalhas de pão algumas sutis e outras nem tanto assim, para que no final o quebra-cabeças fosse concluído. Eu disse a mim mesma "não pode ser" e eu estava certa, eu queria não estar tão certa. 

Cadence Sinclair Eastman é a primogênita da poderosa família Sinclair. Uma família tradicional, rica e democrata americana. Harris o patriarca teve três filhas Penny, Carrie e Bess, Harris tem muitas propriedades incluindo uma ilha particular, cada filha tem uma casa na ilha e Cady ( Cadence ) cresceu passando os verões, junto com os primos na charmosa ilha. a historia é narrada por ela e logo percebemos que a tradiconal e perfeita família Sinclair não é tão perfeita assim, mas a aparência vem acima de tudo. 

“Minha Mirren... Açúcar curiosidade e chuva"
“Meu Johnny... Estalo iniciativa e sarcasmo"
“Meu Gat... Contemplação e entusiasmo. Ambição e café forte’.

Logo no início conhecemos todos os personagens, Cady apresenta os primos Mirren, Jhonny e Gat falando um pouco da personalidade de cada um, há um mapa no livro que ajuda a entender a ilha e os locais favoritos deles. Eles são ricos, adolescentes e inconsequentes, Cady vai narrando como a família se comporta, os verões desde quando ela era pequena e todas as brincadeiras e enrascadas que eles se metiam. Gat é enteado e meio irmão de Jhonny, nunca se encaixou direito na família, por mais que os primos o tenham acolhido, nunca foi aceito pelo patriarca que fazia questão de ignora-lo. Todo verão Cady ficava ansiosa para encontrar os primos e principalmente Gat, eles estavam apaixonados. 

Chega o verão dos 15 anos e acontece um acidente com Cady, foi encontrada desacordada na Praia e ela não lembrava como havia chegado ali, achava que tinha batido a cabeça, pois sentia muitas dores. Isso não é um spoiler, já sabemos disso desde a sinopse do livro. Ela é obrigada a ficar 2 anos longe da ilha, mal consegue terminar o ano letivo, só consegue dormir a base de remédios e mesmo depois de 2 anos não lembra absolutamente nada daquela noite, a noite do verão dos 15, a noite que ela foi encontrada na praia. A família se recusa a lhe dizer o que houve naquela noite, explicam que os médicos aconselharam que ela mesma aos poucos vai lembrar. Farta de tantos segredos, intrigas e mentiras, Cady finalmente retorna a ilha, descobre que as coisas mudaram e ela resolve que vai descobrir o que aconteceu no verão dos 15. Cansada de ser tratada como invalida pela família, aos poucos a Mãe vai soltando as rédeas e vai deixando Cady fazer coisas que ela fazia normalmente antes do acidente, retomar a vida normal, era o que ela queria. As dores de cabeça vão diminuindo e aos poucos Cady lembra de alguns fragmentos da noite do acidente, resolve anotar tudo que lembra para não esquecer e desses fragmentos de memória onde tenta encaixa-las. 

"Meu nome completo  é Cadence Sinclair Eastman: Aguento enxaquecas. Não aguento idiotas. Gosto de distorcer significados. Eu suporto."

A escrita da autora é envolvente, comovente e realista, a autora aborda a ambição, raiva, inveja, ganância, culpa e amizade numa narrativa repleta de metáforas poéticas, aguçando a curiosidade ao ponto de ser impossível parar. O livro é dividido em partes e na última parte é intitulado a "verdade". Eu simplesmente não conseguia parar de chorar, eu já sabia a verdade e doeu igual. O silêncio daquela família era a camada protetora da dor e por diversas vezes julguei e xinguei todos. Eu chorei e volto a chorar porque sou manteiga derretida mesmo e porque eu sentir todas as palavras e sentimentos que a autora colocou, todo o amor e a amizade que Cady, Mirren, Jhonny e Gat tem algo puro e especial, genuíno e que vai alem do laço sanguíneo.  


O principal a se saber desse livro é que sempre tem um "mais"
Haverá mais.


Meu nome completo é Cintia Milanez Santos Gomes.
Não aguento reviravoltas.Tentei ser imparcial. 
Sou Manteiga derretida.
Gosto de um bom suspense.
Eu quase suporto.



40 comentários

  1. Já vi muitas pessoas comentando sobre o livro, mas nunca tinha realmente lido nenhum resenha sobre ele e olha que agora fiquei curiosa pra saber tudo, principalmente o que aconteceu no final.
    Já vou adicionar ele a minha lista, porque a curiosidade tomou conta.
    Beijos.
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha vi umas poucas resenhas negativas e o que o pessoal disse é que não gostou da narrativa e da eacrita da autora. Pra mim funcionou e muito! Hahahahaha

      Excluir
  2. Oi, Cintia, tudo bem?

    Que final de resenha foi esse, menina? Lacrou total! hahahahah
    Quando eu terminei a leitura desse livro eu me senti exatamente como você. Fiquei olhando pra frente, voltei a página, li de novo, de novo, de novo...não conseguia acreditar!

    Esse livro é SENSACIONAL. Uma das minhas melhores leituras desse ano!

    Bem-vinda ao mundo dos que ficaram chocados com Mentirosos! hahaha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook
    PARTICIPE DA PROMOÇÃO NATAL LITERÁRIO E CONCORRA A DOIS KITS RECHEADOS DE LIVROS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tami!
      Pra mim tb... Com certeza as melhores leituras do ano.
      Beijocas!

      Excluir
  3. Oi Cíntia!
    Eu li esse livro logo que foi lançado, na época do burburinho. Também gostei bastante e fiquei muito surpresa com o final. Na verdade, fiquei tão surpresa que assim que terminei o livro comecei a ler de novo porque depois que você sabe, parece tudo tão óbvio, não parece? Mas ainda assim não fui tão arrebatada como você e muitos outros leitores.
    Ah..o outro livro que a Seguinte lançou da autora também é bem bom ;)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari,
      Já add na minha lista esse outro livro da autora, parece ser muito bom.
      Bjs

      Excluir
  4. Olá, Cintia!
    Não tinha ideia sobre o enredo desse livro, mas achei bem interessante. Estou acompanhando outra trilogia sobre amnésia: Never Ner da Colleen Hoover.

    Indiquei você para responder uma TAG: http://gatitaecia.blogspot.com.br/2015/12/tag-pokemon-book-tag.html#more
    Espero que goste!
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati,
      Preciso ler logo algo da Colleen. Todo mundo fala tão bem dela.
      Beijos!
      ;)

      Excluir
  5. Oi Cintia,
    Gente, incrível como eu não leio nenhuma resenha negativa sobre esse livro.
    E eu curto suspense, espero gostar também porque parece bacana mesmo.

    Tenha uma iluminada semana Natalina. Feliz Natal ♥
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  6. Nana,
    Leia que eu sei que você vai gostar. Uma ótima semana para você também. 😍😘

    ResponderExcluir
  7. Oie, Cindy, eu quero muito ler mentirosos, mas como a sua resenha, a maioria dos textos que li me levam a crer que vai ser um livro extremamente profundo e duro de ler. Não sei se estou preparada para o golpe, já tenho minhas teorias e medo delas.
    Beijinhos
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela resenha Cíntia! Já li Mentirosos e amei! É um livro sem precedentes. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Cintia! Tudo bem? Meu Deus, meu Deus! Que resenha mais perfeita! Agora fui convencido de que preciso ler "Mentirosos". Preciso saber que final tão chocante é esse!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi...
    Eu quero muito ler esse livro, justamente por esse burburinho que o cerca !
    Vou ver se o leio no próximo ano .
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Gente! Acho que a sua foi a resenha mais profunda sobre esse livro haha sua emoção toda foi contagiante, acho que leria o livro só por curiosidade mesmo pra saber o que de tão bom ele tem

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Jogador n°1", vem conferir!

    ResponderExcluir
  12. Oi Cíntia, tudo bem?
    Eu já conhecia o livro pelo burburinho que você citou. Mas nunca tive vontade de ler.
    Não sei, mas mesmo lendo sua resenha arrebatadora, ainda estou em dúvida se me arrisco na leitura. Vou colocá-lo na lista, e quem sabe uma hora dessas me decido a ler.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Apesar do grande sucesso que o livro fez quando foi lançado, eu nunca senti vontade de ler "Mentirosos". Nada no livro chamou minha atenção, mas devo admitir que sua resenha está ótima! ;)

    Boas Festas,
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Cindy, tudo bem?
    Adorei sua resenha!
    Olha, eu tenho muita vontade de ler Mentirosos, acho que esse livro podia ser era "Misteriosos" porque para mim ele é um mistério...
    Amei seu blog, ganhou um novo seguidor <3
    Beijão,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li a obra e confesso que tenho um pouco de receio. Algumas resenhas negativas me desanimaram, sabe? Sem falar que eu já peguei uma montanha de spoiler da obra. Porém, depois de uma resenha tão positiva como essa, eu acabe dando uma oportunidade.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pegou Spoiler? Ahhhh com certeza o impacto da leitura não seria o mesmo. Acho que por isso você desanimou. Mas é uma boa leitura.

      Excluir
  16. Oi Cintia!
    Você chorou? Então é certeza que vou ler.
    Isso prova para mim que você realmente se envolveu na história e é exatamente isso que eu amo ao ler um livro.
    Fiquei com muita vontade de pegar a leitura AGORA!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chorei Ale... Nem gosto de lembrar porque me da vontade de chorar de novo. Foi muito difícil para mim escrever a resenha porque eu vivenciava tudo aquilo de novo. Aproveite os feriados e leia sim!
      :)

      Excluir
  17. Olá, tudo bem?

    Imagino o quanto deve ter sido complicado escrever sobre esse livro, pois todos que leem ficam com medo de soltar algum spolier.
    Tenho muita curiosidade com essa obra, e sua resenha só fez ela aumentar. Espero de verdade gostar tanto ou quanto você. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Cindy!
    Ainda não li esse livro mas adorei sua resenha! Você conseguiu passar tudo que sentiu durante a leitura sem revelar muito do enredo. Isso é ótimo pois quando ler irei me surpreender!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  19. Oi Cindy!
    Já li muitas resenhas sobre este livro, mas a sua me deixou muito curiosa mesmo. Parece ser um livro realmente impactante, e o fato de haver muito realismo me atrai muito. Vou incluir em minha lista, com certeza. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oláá Cindy
    Eu estava com vontade de ler este livro, mas não tinha certeza se iria gostar, mas agora que li sua resenha com toda certeza quero lê-lo haahahhah
    Ah vou aproveitar para desejar um Feliz Ano Novo adiantado a você e que 2016 seja um ano de muito sucesso a você e ao blog!
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  21. Oi, Cindy!

    Mentirosos não está na minha lista de favoritos à toa! Uma das melhores leituras de 2015, na minha opinião, e que, sem dúvidas, vai tirar o fôlego de qualquer um. Acredita que em nenhum momento eu desconfiei do final?!?!

    Beijão! ♥
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
  22. Oie,
    nossa tenho este livro em casa, mas ainda não criei coragem para iniciar a leitura.
    Ele parece ser bom, mas ainda estou com o pé atrás.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Cintia, tudo bem?
    Nossa, eu já li esse livro, em um dia.
    E ele é perfeito!
    Me surpreendi muito no final.

    Beijos
    @saymybook
    http://saymybook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bom? Já tinha ouvido falar do livro, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha dele e parabéns você me convenceu a ler ^^ Meu deus estou muito curiosa agora haha Arrasou na resenha <3
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Cindy!
    Adorei a resenha, em especial o final hahaha! É mesmo difícil falar algo sobre uma obra que nos afeta tanto, ainda mais sem spoilers. Esse livro está na minha lista e sua resenha só me deixou ainda mais curiosa pra lê-lo!
    Feliz Ano Novo pra você, desejo um 2016 cheio de alegrias. =)
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  26. Oii, tudo bem?
    Eu devorei esse livro e fiquei desolada, não esperava nada do que aconteceu e amei tudinho!
    É um dos meus favoritos <3


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Nossa, que resenha intensa! Eu já conhecia o livro, é claro. Mas não o li ainda, mas eu tenho que ler. Sinto-me na obrigação disso, ainda mais depois da sua resenha. Não tenho dúvidas de que esse livro vai me marcar profundamente quando eu o ler.

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  28. Boa resenha, fez eu me interessar pelo livro :)

    www.luizlacks.com

    ResponderExcluir
  29. Olá! Ah, eu amo esse livro <3 é super intenso, vejo que ele mexeu bastante contigo, também. Adoro a narrativa da autora, nunca tinha lido nada parecido. Gostei do final da sua resenha, hahaha.

    http://www.paginou.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Flooor!!!
    Arrasou!!
    Eu já vi muitas resenhas boas desse livro, mas essa realmente foi a que mais me deixou ansiosa para ler o livro. Adoro livros que causam esse tipo de emoção, agora eu quero muuuuuito ler ele, haha..
    Eu nem fazia ideia que ele podia emocionar tanto!!
    Já quero! Parabéns!

    Beijo grande!
    Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thay,
      leia simmm... PLMDDS!
      Quero comentar com vc.
      :)

      Excluir
  31. Oi, amiga!
    Eu PRECISO ler esse livro para tentar sentir algo parecido com o que você sentiu. Nunca passou pela minha cabeça que este livro fosse tão bom. Quase o comprei há alguns meses atrás, mas acabei deixando para outro momento. Péssima decisão, hein? Agora cá estou eu, roendo-me de curiosidade.
    Espero poder ler o quanto antes e não me decepcionar.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Oi Cintia,

    Esse foi um dos melhores livros que li ano passado e ainda bem que não peguei spoiler nenhum porque o final é o mais legal e triste. Gostei de como a autora envolve o leitor fazendo a gente pensar que é uma coisa quando é outra. Adorei e quero ler outros livros da autora.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir

Gostou? Comenta!

 
Desenvolvido por Michelly Melo.