Páginas

Resenha: Um Ano Inesquecível - Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças

Ficha Técnica:
Autoras: Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças
Editora: Gutenberg
Páginas: 400

Ano: 2015



Sinopse: Dizem por aí que os melhores momentos da vida são vividos na adolescência. Os primeiros amores, os encontros, as festas, as viagens, as surpresas... E são sempre os instantes inesperados que transformam um dia comum em uma lembrança especial, daquelas que nunca deixarão de nos acompanhar. Este é um livro sobre esses momentos doces e sensíveis que não se apagam da memória tão facilmente. Quatro contos, em quatro estações do ano, sobre jovens que passam por vivências e sentimentos intensos. Paula Pimenta nos leva em uma viagem de inverno. Babi Dewet conta como um outono pode mudar tudo. Bruna Vieira mostra a paixão brotando com a primavera. E Thalita Rebouças narra um intenso amor de verão. Histórias de um ano inesquecível que vão ficar para sempre!



Olá pessoal. 


Deixa eu assoprar a poeira aqui.... 

Agora sim! 

Depois de tanto tempo sem postar nada, depois de mudanças necessárias. Vamos voltar as atividades normais e tem resenha dessa fofura aqui. Um Ano Inesquecível é um livro de contos sobre as estações do ano, escritos por Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças.

Não sou muito fã de contos, sempre fico com a sensação de "quero mais" ou trauma. Sim, trauma porque o único livro que abandonei na vida foi um livro de contos, Formaturas Infernais. Tem o conto de uma das minhas autoras favoritas, Meg Cabot e nem o conto dela conseguiu salvar aquele livro. Estava com os dois pés atrás com Um Ano Inesquecível, porém Paula, Babi, Bruna e Thalita justas seria quase impossível deixar de lado e o resultado foram leituras maravilhosas. 

Não é necessário ler os contos na ordem, mas o primeiro conto é o de inverno escrito pela Paula Pimenta: Enquanto a Neve Cair que conta a história da Mabel que planeja passar as férias com as amigas e o carinha que ela morre de amores, Só que Mabel é obrigada a viajar de férias com a família e o irmãozinho mais novo. Sem ter como escapar Mabel viaja para esquiar com a família, fazendo a linha "rebelde" por ter sido obrigada a viajar ela acaba se metendo em várias confusões proporcionando várias situações engraçadas. Até que ela conhece o ruivo morto de lindo Ben que promete derreter o gelo daquele coração rebelde. 

Em seguida vem o conto de Outono da Babi Dewet: O Som dos Sentimentos conta a historia da Anna Julia a menina sempre ouvia podcasts e odiava música. Principalmente porque seu nome foi escolhido justamente por uma música famosa da banda Los Hermanos. Desde criança ela sonhava em ser advogada e seus pais a encorajavam. Só que agora ela não era mais criança e tinha dúvidas sobre seu futuro que havia sido planejado, não tinha mais tanta certeza de que realmente queira isso para sua vida. O pai arranjou um estágio de meio expediente e a vida dela agora era uma loucura, saia do colégio e iria direto para o estágio, sempre andava correndo pelas ruas de São Paulo e sempre estava atrasada ou distraída ouvindo seus podcasts. Até que nessas idas ao estágio um garoto magro com um violão, dançava meio desengonçado e chamou a atenção da garota que se aproximou para jogar algumas moedas. João Paulo finalmente havia conseguido chamar a atenção da garota das mechas azuis, assim que descobriu o nome da garota tocou a tão famosa e odiada música. Anna Julia acabou dando a maior bronca nele e após essa briga os dois passaram a conversar quase todos os dias e Anna passou a criar momentos especiais com João Paulo, ela escapava da vida corrida e planejada há tanto tempo que João a ensinou a "viver". 

Babi não tem pena do leitor, nesse conto as coisas acontecem devagar e você vai saboreando as palavras e os diálogos do casal. Me apaixonei desde as primeiras linhas e uma lágrima escorreu do meu rosto no final da leitura. Outono sempre foi minha estação favorita e agora não seria diferente após essa leitura. 

No Conto da Primavera, Bruna Vieira apresenta a Matemática das Flores. Jasmine cresceu cercada por flores devida a floricultura que a mãe dela tem e ela adora espalhar flores pela casa. Jasmine está no terceiro ano e como toda garota está sobre pressão no colégio. Falsianes pegando no pé dela e fazendo com que ela se meta em problemas, ela não tinha certeza qual curso escolher para fazer vestibular e estava enfrentando problemas com suas notas em Matemática. A mãe resolve interferir e após conversar com o professor da filha eles acertam que algumas aulas particulares iriam ajudar. Jasmine fica uma fera, o celular havia sido confiscado devido as notas e agora a mãe a tratava feito criança. Só que para surpresa de Jasmine o professor do reforço era um carinha lindo que ela tinha batido o olho no metrô. 

Não conhecia a escrita da Bruna e confesso que foi muito prazerosa. A Jasmine é uma fofa e me vi na personagem, passar pelo terceiro ano nunca é fácil. 

No conto do Verão, Thalita apresenta o Amor de Carnaval. Durante a virada do ano o irmão da Tati, um aspirante a jogador profissional do Flamengo, começa a ter um relacionamento amoroso com uma funkeira famosa Keillinha Kero-Kero, as três amigas Inha, Kaka e Tati passam a ser perseguidas por paparazzi em todos os lugares de Búzios, cidade litorânea do Rio de Janeiro, em que as garotas passaram o réveillon. O namoro vai seguindo firme e as três são convidadas para passar o Carnaval um camarote na Marquês de Sapucaí, Inha esbarra em um garoto lindo e que finalmente a faz querer esquecer o ex-namorado que a traiu com a sua inimiga do colégio. Inha não sabia que o Boy Magia é o ex-namorado da top das tops a Carrie Catherine Shy Goldenblat. Agora a confusão está arrumada, pois Inha passa a ser acusada de ser a pivô da separação e os paparazzis não lhe davam trégua. 

Não conhecia a escrita da Thalita e dei boas risadas com o conto, de longe o mais divertido. O livro foi uma delicia de ler, li os contos na ordem, porque os que eu mais estava ansiosa eram da Paula e Babi. As autoras tiveram na minha cidade para uma tarde de autógrafos e eu finalmente conheci a Babi. Já tinha dado um "xero" na Paula e dessa vez conheci as outras autoras. Estava no meio de adolescentes estéricas de 15 anos, tive que madrugar na fila, antes mesmo do Shopping abrir e quer saber? Valeu a pena. Conhecer autoras queridas e rever as amigas durante a fila. Quase cai para trás quando a Paula me abraçou e veio me perguntar se eu havia gostado da leitura do seu livro Cinderela Pop. Ele lembrou de mim, Brasil! Lembrou de mim no evento do livro dela e eu fiquei com a cara no chão, tem como não amar?

Se você gosta do gênero, recomendo sim, essa leitura Inesquecível.



47 comentários

  1. Também costumo passar longe de contos, não gosto de ficar pulando de história pra história assim, e parece que não dá pra se aprofundar nelas, sentir o personagem de verdade. Mas que bom que esse não foi o caso pra você! Só a capa desse livro já é bem lindinha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Gelo Negro", vem conferir!

    ResponderExcluir
  2. Cindy, esse livro parece ser super fofo! E só tem autoras tops, né? Que lindo! Que bom que você gostou, preciso ler haha.

    Beijos,

    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
  3. Aeee! Que bom que curtiu e que gostou do meu conto também! FICO MUITO FELIZ, de verdade. Obrigada <3333

    ResponderExcluir
  4. Nossa, parece ser uma delícia a premissa de cada conto, mas claro que com autoras tão boas não poderia ser diferente! :D
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
  5. Oi ...
    Eu adoro ler contos !
    Fiquei bem entusiasmada , principalmente , por ter Paula Pimenta .
    É engraçado porque li meu primeiro livro da autora esse ano e já estou louca para ler algo mais dela .

    PS: Menina , perdi o link do seu novo blog e só consegui te achar ! Você não vai escapar de mim rsrs

    Beijos

    http://coisasdediane.blçogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiiii Cintia, confesso que eu também não leio muitos contos mais isso é mais por falta de costume mesmo... kkkk Sobre esse livro, fiquei sabendo dele hoje pois vi a Thalita no programa da Fatima e ela divulgou o livro que parece ser já um sucesso. Enfim, dos contos o que mais me interessou foi o do inverno e claro que o de verão, que como você bem apontou é o mais divertido.
    Espero que eu consiga ler esse livro, mesmo eu não sendo uma adolescente. kkk

    bju e seja bem vinda novamente!

    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Que lindo o post.
    Eu adoro contos. Apesar de não ser muito fã da Bruna e da paula quero muito ler. Recentemente conheci a Babi e adorei, queria muito conhecer a Thalita.
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. To lendo muitos contos nesses últimos tempos, esse livro está na minha lista.
    Post it & Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Cindy!
    Esse livro é um amorzinho <3. Também tenho trauma com Formaturas Infernais, ô livrinho ruim rs.
    As autoras são umas fofas, né?

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  10. Oiee
    Estou querendo ler esse livro há muito tempo. Sempre penso em comprar, mas acabo esquecendo.http://www.screepeer.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu nunca li nenhum livro só de contos e tenho certo receio... de não gostar ou de querer mais também. kkk Mas acho que esse livro parece ser ideal pra começar, vou dá uma chance! kkk
    Beijos
    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto de contos e esses parecem ser bons, mas não sei se leria.

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Own, adorei! Eu fiquei doida por esse livro quando lançou, mas depois acabei deixando de lado. Agora você reacendeu a vontade de lê-lo. *-*

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
  14. Eu admiro muito o trabalho dessas autoras e tenho muita vontade de ler esse livro. A sua resenha me deixou ainda mais animada. <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Cindy! Tudo bem? Hahahaha Formaturas Infernais é tenso, né? kkkkkkk Mas enfim, eu adoro contos e tenho muita curiosidade de conhecer a escrita dessas autoras, então estou bem ansioso para ler "Um Ano Inesquecível"! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Estou doida pra ler esse livro, sem falar que a capa é linda, né?
    Adorei sua resenha.
    Beijos
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi Cindy!
    Eu não sou fã da Thalita Rebouças, mas gosto MUITO da Paula Pimenta.
    Já das outras duas, nunca li nada. Quero dar uma chance por parecer um livro de muito amor, adorei a ideia das estações do ano. Ótima resenha também, aquele tipo que empolga.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Gostei da resenha Cintia. Amo a escrita da Paula Pimenta e as outras autoras são bem elogiadas, então acredito que o livro seria uma ótima leitura. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Tenho muita vontade de ler este livro. Não sabia que se tarava de contos, agora mesmo que quero ler <3
    Ah, ainda não li nada das autoras, mas acredito que "Um Ano Inesquecível" pode ser uma boa experiência com elas.

    Seguindo!
    Abraço!
    Tudo Online

    ResponderExcluir
  20. Cintia,

    adorei a sua resenha!!! Só acho que a Babi deveria fazer uma versão estendida do conto dela, que em minha opinião é o melhor do livro. Adorei o novo layout do seu blog, ficou lindo!!! Bjoxxx

    ResponderExcluir
  21. Oi Cindy, tudo bem?
    Eu não curto ler contos e também não conhecia o livro. Nunca li nada das autoras, mas as resenhas que você postou me deixaram cheia de vontade de conferir estes.
    E deve ter sido ótimo ser reconhecida pela autora!
    Já na lista.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá Cintia
    Tudo bem?
    Acho maravilhoso a capa desse livro e muito fofinha *u*
    Eu também não para muito para ler contos, neste caso sou um pouco exigente
    pesquiso bastante antes de ler, gosto de apenas uma historia que segue seu rumo e pronto, sem mas.. HAHAHAHA mas confesso que este me causa curiosidade pois todas as autoras são incríveis então, imagino algo completinho e maravilhoso *-*
    Espero ter a oportunidade de ler.
    Adorei post<3
    Beijinhos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Por algum motivo simplesmente não tenho vontade de ler esse livro, é que a maioria das autoras não me agradam, a proposta é boa, mas acho que tudo deve ter ficado clichê demais. Até gosto de contos, mas esse livro realmente não me interessou.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Olá! Tudo bom?
    Ah esse livro gracinha e esses contos gracinhas e essas autoras gracinhas <3
    O meu favorito, de longe, foi o da Babi. QUE CONTO MAIS AMORZINHO AFJKASUOSGUA O João e a Anna, my god, eu quero ser amiga deles, quero um livro deles, quero uma quadrilogia sobre eles! Foi mágico de tão especial. O da Thalita também adorei, foi engraçado e cumpriu a simplicidade exagerada que prometeu :P
    Agora o da Bruna e da Paula não me conquistaram. Fiquei bem triste, porque tinha curiosidade com a escrita delas. Espero que os livros das duas me convençam quando conseguir lê-los.
    Ótima resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://www.queriaestarlendo.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise,
      Os livros da Bruna nunca me chamaram atenção, mesmo gostando do conto dela. Já a Paula li dois livros dela e gostei bastante da escrita dela me lembrou Meg Cabot.
      ;)

      Excluir
  25. Oláá, tudo bem Cindy?
    Entãooo, eu amooo contos, confesso que só li um conto da Thallita Rebouças e nem um livro dela ou as demais, por isso não tinha muito vontade de ler os livros e tals, ou quem sabe conhecê-las, especialmente porque não sou muito fã de chick~lit sabe?! Mass agora que li sua resenha decidi que quero ler este livro e quem sabe num futuro ler alguns livros dessas autoras, quem sabe eu não me surpreenda e me encante né?! ^^
    *Ah, desculpa o meu sumiço, os vestibulares quase me mataram. :/ rsrs
    **Ahhh, está rolando o SORTEIO de NATAL lá no blog, se quiser participar.. Eu espero que o duende verde da sorte esteja a seu favor! haha
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  26. Oi Cindy!
    Que bom que o livro serviu para livrar você desse trauma de contos. Também já tivesse um certo preconceito com as narrativas curtas, mas existem autores que se saem até melhor em contos do que em romances, sabe? É que para alguns gêneros, esse tipo de narrativa não funciona mesmo (contos policiais, por exemplo, para mim sempre deixam a desejar).
    Não cogito ler Um Ano Inesquecível porque a temática das autoras não faz o meu estilo, mas já li outros elogios ao trabalho delas (a única que eu não conhecia era a Bruna Vieira).
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Não é bem o estilo de livros de conto que tenho o costume de ler. Como também acho que não faz muito meu estilo as histórias contadas.
    Já li muitas resenhas positivas sobre o livro, então deve ser gostoso de o ler, como também deve ser uma leitura rápida pela forma despojada como as histórias são contadas.
    Gostei da resenha, só não o leria no momento.
    Beijos.
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Olá,
    Adoro contos e fiquei animado pra ler esse livro das meninas, a idéia é bem legal e espero muito gostar.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  29. Oooi! Nossa, eu também tenho uns traumas com contos, mas ultimamente ate que ando dando um pouco de sorte em ler alguns. Sabe que nem conheço essas autoras direito mas tenho curiosidade e começar com conto pode ser mais legal do que livros.
    Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  30. Ah, eu adoro ler contos, ainda mais se forem de escritoras brasileiras que tão levando a leitura para o público jovem, sempre algo lindo de se observar :)
    Adorei a resenha, muito bem escrita!
    Já estou seguindo e adorando o seu cantinho <3
    Beijos.
    Criei, recentemente, um blog para falar sobre filmes, series, cultura e artes no geral. Se puder dá uma conferida ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
  31. Oi Cindy, tudo bem?
    Estou aprendendo a curtir livros de contos nesse estilo. Acho uma ótima oportunidade de conhecer a escrita da autores que talvez eu não leria se não fosse pelo compilado. Que legal que você curtiu o livro como um todo. =D
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  32. Oi Cintia!
    Adoro a Paula Pimenta, tenho vontade de ler este livro só por causa dela hahaha Parece ser muito leve e fofo, com contos apaixonantes. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Acabei de ler o que aconteceu comigo. Odeiooooooooooooo livros de contos e eu li Formaturas Infernais e larguei o livro por ser uma droga! Aconteceu o mesmo com você, então não estava muito errada. Eu acho que contos são ruins porque a gente realmente espera mais, bem isso. Eu evito de toda forma contos, mesmo que seja das autoras deste livro que eu acho fofas!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Greice
      Eu não conheço uma pessoa que goste desse livro e não sei como fizeram continuações! Kkkkkk

      Excluir
  34. Olá, tudo bem?
    Confesso que nunca li nada de nenhuma das autoras presentes nesse livro, mas isso não quer dizer que não possuo curiosidade em suas obras. Achei legal sua opinião sobre, Um Ano Inesquecível, pelo que entendi as autoras possuem formas de escritas bem distintas uma da outra e isso deve ter ficado muito bom de ser lido de uma única forma.
    Pretendo ler, futuramente. Até mais.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Oi Cindy!
    A capa desse livro é tão fofa que só ela já me dá vontade de comprar!
    Eu ainda não li nenhum livro dessas autoras, mas tenho vontade de ler. Gostei da resenha!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  36. Ainda não tive disposição para lê-lo. A minha vontade vem aumentando a cada vez que vejo os comentários e vejo as autoras em entrevistas por aí. Não conhecia a Babi e achei uma fofura tremenda! *_*

    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Babi é uma das minhas autoras favoritas. A trilogia dela Sábado a noite é ótima! Cheia de amor e música.
      ;)

      Excluir
  37. Haha! Eu to "doidin" pra ler esse livro. Minhas amigas compraram. E elas falaram que amaram!

    garotoliterariio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Quero muito ler esse livro! E fiquei toda boba ao ver que os contos são as caras das autoras! Acompanho os trabalhos das quatro mas só tinha lido algo da Paula, o que mais me chamou a atenção foi o da Babi com toda essa pegada de música! Parabéns pela resenha!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gio!
      O conto da Babi é cheio de música e tem várias indicações legais.
      ;)

      Excluir
  39. Cindy,
    Tb dei uma sumida do meu blog.
    Foi tanto tempo que estava até acessando seu blog pelo endereço antigo. rs
    Eu adoro a Paula e a Bruna, a Babi eu estou louca para ler as escritas dela. Eu inclusive quero comprar esse livro exatamante com o intuito de conhece - la.
    Ele já está na minha listinha. rs
    Beeeeeijos.

    http://www.leituradelua.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lua sentir sua falta!
      Percebir a "sumida" quando fui visitar você... Mas final de ano é sempre corrido.
      ;)

      Excluir
  40. Minha estação prefira é o outono, justamente foi o conto que eu mais me interessei, de acordo com sua resenha! Gostei bastante da idéia do livro. Bem diferente, mas antes eu pensava que era uma história só em que cada autora escrevia uma parte o//

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir

Gostou? Comenta!

 
Desenvolvido por Michelly Melo.