Páginas

Resenha: Maze Runner - Prova de Fogo - James Dashner

Ficha Técnica
Autor: James Dashner
Páginas: 400
Editora: V&R
Ano: 2011

Sinopse:O Labirinto foi só o começo... o pior está por vir. Depois de superarem os perigos mortais do Labirinto, Thomas e seus amigos acreditam que estão a salvo em uma nova realidade. Mas a aparente tranquilidade é interrompida quando são acordados no meio da noite por gritos lancinantes de criaturas disformes – os Cranks – que ameaçam devorá-los vivos. Atordoados, os Clareanos descobrem que a salvação aparente na verdade pode ser outra armadilha, ainda pior que a Clareira e o Labirinto. E que as coisas não são o que aparentam. Para sobreviver nesse mundo hostil, eles terão de fazer uma travessia repleta de provas cruéis em um meio ambiente devastado, sem água, comida ou abrigo.


Essa resenha é sem spoiler do livro Prova de Fogo, segundo livro da série, Maze Runner. Se você não leu o primeiro livro, Correr ou Morrer provavelmente você vai pegar spoiler do primeiro livro. Então sai já daqui. 

Não me canso de dizer o quanto o autor é incrível, sensacional, maravilhoso! Ele manteve o mesmo ritmo eletrizante do primeiro livro, ouso dizer que ele elevou o nível nesse livro, proporcionando uma trama ainda mais envolvente, se é que isso é possível. Cada vez mais ele entra na minha lista de autores favoritos. 

O livro começa exatamente onde o primeiro livro termina. Quando finalmente saem do Labirinto e são levados há um local seguro onde os Clareanos acreditam estar a salvo. Logo fica claro que a situação não é bem essa e que o Labirinto pode ter sido apenas o começo de tudo, o começo de algo que parece estar longe do fim. Somos apresentados a esse novo mundo, sob as consequências do fulgor, o autor em nenhum momento poupou e contando em detalhes, visualizamos o que as explosões solares causaram, os efeitos da doença sobre os homens. Sair do labirinto é apenas um dos experimento do CRUEL. Agora há uma nova fase a ser executada. Os garotos devem atravessar um deserto, sobreviver aos perigos sem nenhum recurso e chegar ao Refúgio Seguro. Só que todos estes ambientes são bastante peculiares. Desde que saiu do Labirinto Thomas todas as noites tem sonhos bastantes reveladores, conhecemos mais sobre o passado dele e da relação dele e de Teresa com os responsáveis pelo labirinto.

"Vocês só têm uma chance. Voltem agora e não serão despedaçados."

Claro que o caminho pelo deserto não seria fácil, os Clareanos passam por apuros, vários fatores que são inseridos para testar ainda mais, como passar por túneis, prédios abandonados, o sol não é normal no deserto, queima muito mais rápido. Novos personagens são inseridos nesse ambiente, temos os Cranks. Pessoas que contraíram o fulgor e estão em vários estágios da doença, nos deparamos com cadáveres em decomposição.  É um longo caminho até o lugar seguro que foi prometido, até lá encontraram com Cranks que ainda não haviam perdido o juízo, a doença se manifesta diferente em cada pessoa, uns de forma mais rápida e outros rápida demais. Após algumas dificuldades, os Clareanos acabam se dividindo, depois de uma tempestade de raios e a perda de alguns membros, vários acabam feridos na tentativa de escapar da tempestade é ai que Thomas e seus amigos conhecem Jorge, um Crank que está disposto a fazer qualquer coisa para ir para o abrigo com eles. Onde foi prometido, suprimentos e a cura do Fulgor. 

 A narrativa do livro prende do começo ao fim, tornando a leitura rápida. Há muitas reviravoltas, traições e perdas no livro tornando-o ainda mais imprevisível. Aqui não há espaço para suposições ou clichês Sras e Srs. James Dashner nos leva a um mundo novo e surpreendente, estou ficando cada vez mais repetitiva e sem palavras para descrever a obra. Encerro aqui com comentários do filme. Se você não consegue separar filme x livro você provavelmente vai odiar o filme. Eu até estava gostando, esperava-se algumas mudanças, tudo bem, mas dai quando chegou no final... TIVE UM SUSTO! Eles simplesmente INVENTARAM um final ridículo e surreal. Soltaram spoiler que só aconteceria no terceiro livro... Diretor, assim não dá pra te defender! Ele ainda me deu uma entrevista dizendo que o próximo filme vai se passar um ano depois dos acontecimentos do filme. Saindo ainda mais da trama do livro. 

Tenho grandes expectativas para o último livro, espero respostas para tudo. Mas com certeza não espero muita coisa do próximo filme. 



40 comentários

  1. Oi Cintia!
    Vi apenas o filme, mas disseram que muitas mudanças foram feitas. :(
    Estou adorando as versões cinematográficas, mas quero ler também!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Sabe porque eu gosto de entrar sempre aqui no seu blog? Porque eu sempre conheço um livro novo hahaha eu ainda não conhecia esse e pretendo ler assim que possivel. Ficou ótimo o post e sua resenha, beijos!!

    http://www.blogmemories.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi! Andei meio sumida, mas to de volta! Eu li o primeiro livro de Maze Runner, e confesso que enrolei muuuito para terminar. A história não me prendeu tanto quanto eu esperava, achei um pouco desconexa, e por isso não continuei lendo a saga. Mas ainda quero ver os filmes!

    Beijão, Guta! ♥
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
  4. Morro de vontade de ler essa série, todo mundo adora né? rsrsrs
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  5. Olá, Cintia!
    Todos os meus amigos que já leram Maze Runner indicam e eu até hoje não li. Já vi o primeiro filme (e adorei), porém também pretendo ler a série, mesmo não sendo tanto meu estilo de leitura. Dizem que quando começa, não há como parar até terminar tudo; fiquei curiosa!
    Beijos,
    Ayanna
    leitorespossessivos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Já saiu o segundo filme e eu nem li o primeiro livro ainda :(
    Não to conseguindo colocar ele na minha lista, já tenho vários na frente rs.
    Nem li muito sua resenha por causa dos spoilers rs, mas adorei o blog e já estou seguindo!
    Abs!
    http://ohqueridavalentina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Estou finalizando o primeiro livro, para iniciar o segundo e ir ao cinema.
    Achei incrível como apesar de ter gostado do primeiro filme, o livro seja tão diferente...
    Espero que o segundo seja um pouco mais fiel rs
    Beijos
    Dri

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resenha Cintia. Confesso que essa saga não chama muito a minha atenção, mas não deixa de ter uma história repleta de adrenalina. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha, Cintia!
    Não li os livros ainda, na verdade nem pretendia, gostei do primeiro filme, mas não suuuper amei, embora tenha ficado bem curiosa com as continuações. Mas acontece que agora fiquei encanada com o fato de terem mudado a história e fiquei curiosa em saber como acontece tudo no livro, então, provavelmente irei lê-lo! kkk
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
  10. Oie! Saltei uma parte da resenha, pois ainda pretendo ler a série e é bom evitar os spoilers. Bom, estou mega curiosa para ler MR porque a narrativa e atratividade da obra são sempre elogiadas. É uma pena terem errado na adaptação, mas isso tem acontecido tanto que já virou rotina em Hollywood. Beijinhos.
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
  11. Oi Cintia!
    Gosto muito dessa trilogia e não vejo a hora de ler o último livro. O filme, apesar de muito bom, é uma péssima adaptação. Mudaram tanta coisa :/

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  12. Ai, olha... o filme inteiro ficou ridículo se formos comparar ao livro né, que coisa mais sem noção, qual a necessidade disso? Ia ficar tão bom se seguissem os acontecimentos da história original, o segundo volume é meu preferido deles, também achei incríveeeel <333 mas fazer o que né, espero que não estraguem o terceiro :/

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Lírio Azul, Azul Lírio", vem conferir!

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Já li o primeiro livro no ano passado e adorei e não vejo a hora de ler a sequencia, fui ver o filme e fiquei bem chateado pois eles jogaram milhares de personagens e ficou tudo muito confuso....
    Enfim, gostei da resenha!
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  14. Oi Cintia,
    Eu percebi no final do filme que tinha algo errado... não imaginava que eles antecipariam o livro 3, mas já que eu vi o que vai acontecer, vou correr para ler o 3.
    Gostei muito do livro 2 também, mas não me incomodei tanto assim com o filme.
    Mas senti sua empolgação na resenha, hahahaha.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu vi o primeiro filme sem saber que era adaptação e depois que soube to louca nos livros e enquanto não ler, não irei assistir os filmes kk
    Post it & Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi, Cintia, tudo bem?

    Eu nunca li Maze Runner. Eu assisti ao primeiro filme pq fiz uma viagem de avião muito longa e ele estava como opção entre os filmes. Resolvi assisti, mas não curti muito o "esqueleto" da história, sabe? Por isso não me interessei.
    Eu vi MUITA gente reclamando sobre a adapação cinematográfica do segundo livro. Que coisa mais idiota mudar as coisas! Claro, uma adaptação nunca vai ser IGUAL, mas inventar coisas já é demais, né?

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    AMO essa trilogia, estou com A Cura Mortal aqui, só preciso ler. Gosto muito da escrita desse autor e essa história é simplesmente incrível.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Cintia!
    Apesar de ser muito famosa, nunca senti tanta vontade de ler esta série. Gostei de conferir sua resenha, parece que a cada livro as aventuras e dificuldades se agravam. Vou ver se dou uma chance. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi ...
    O livro parece ser bem interessante , principalmente pelo fato de conseguir prender o leitor .
    Com certeza vou ler .
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Já li esse livro, adorei e super recomendei para alguns amigos.
    De fato ele prender muito o leitor, a gente acabar de ler e ainda fica dias pensando sobre ele. É um dos meus queridinhos.
    Porém o filme, me decepcionou justamente com o final. O filme nunca recomendei a ninguém. hahahaha
    Beijos.

    http://www.leituradelua.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Cintia!
    Eu não li os livros da série, mas vi o primeiro filme e amei! Quero muito ler os livros, pois devem ser ainda melhores que os filmes.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  22. Oii Cintia, tudo bem??
    Então, eu tenho uma mega, ultra, power, level hard de curiosidade para ler este livro, por enquanto ainda não consegui comprá-lo, mas sem dúvida irei ler hehe
    Ainda mais depois dessa resenha perfeita! *O*
    Ameiii.
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  23. Não consegui ainda me render a essa distopia, é olha que só tenho lido coisas boas a respeito dela, tanto dos livros quanto dos filmes.
    Gostei da resenha, mas acho que pra mim não é o momento de ler/assistir.
    Beijos.
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Não consegui ainda me render a essa distopia, é olha que só tenho lido coisas boas a respeito dela, tanto dos livros quanto dos filmes.
    Gostei da resenha, mas acho que pra mim não é o momento de ler/assistir.
    Beijos.
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Ooi, tudo bom??
    Todo mundo está reclamando do filme HSASH Mudar o final não tem condições né. Sò li o primeiro livro e gostei bastante, espero ler os próximos o mais rápido possível,
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  26. Clareanos o que? nem sabia que eles eram chamados assim, mas eu estou só nos filmes também né. Não quero me decepcionar que nem você por questão de livro X Filme porque depois a gente se anoja. Acho que livro sempre tem muitos detalhes mas as vezes eles mudam o filme por achar mais "comercial". Ainda preciso ver o segundo filme porque amei o primeiro.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  27. Oieee
    Eu estou louca para chegar nesse livro, comecei a ler o primeiro hojeeee
    Depois, de assistir Prova de Fogo no cinemaa dei um surto e comecei a lerrr
    Beijinhos Screepeer
    Screepeer

    ResponderExcluir
  28. AMO a saga Maze Runner! Já li todos e posso dizer que é incrível, principalmente o final! Agora quero ver o segundo filme haha.

    Beijos,
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
  29. Oi :D
    Eu li a série até esse livro, mas no meu caso essa leitura não foi tão envolvente quanto Correr ou Morrer.
    E sendo diferente, eu ameeei o filme. Me prendeu do começo ao fim. As imagens, som, tudo. Mesmo aquele final. Não costumo julgar adaptação e assisti como se não tivesse lido (faz 1 ano que li o livro) e achei incrível!
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. AMIGAAAA!!!
    Eu gostei de "Prova de Fogo", só não achei que superou o livro antecessor. É um bom gancho, mas poderia ser melhor.
    Eu já nem espero muito do último filme. Todas as adaptações me decepcionaram e o desfecho, como te falei, só me frustrou.
    Não sei bem o que esperar do filme, só sei que não será bom e bem longe de ser fiel a história.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Oi Cíntia,
    Ainda não li essa série, mas gostei do primeiro filme.
    Adorei tua resenha e que ótimo que o autor mantém o ritmo e não decepciona.

    até mais e tenha uma ótima sexta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  32. Oie,
    já ouvi falar muito do filme e do livro, mas confesso que não me interessei por nenhum dos dois ainda.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oiiiii Cintia, eu não li o primeiro livro mesmo assim não tenho problema com spoilers (desde que esse não diga quem termina com quem e quem morre kkk). Enfim, sobre a história, confesso que fiquei meio perdida e ainda não sei se entendi bem. Eu só posso te dizer que fiquei contente em saber que ele tem esses elementos todos que acabaram fazendo com que a trama fosse imprevisivel. Sobre o final do filme soltar spoiler do terceiro livro? Realmente não tem como defender. kkkk

    bju
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  34. Eu nunca li o livro, mas minha best está louca pra ver o filme. Gostei do seu post e achei o enredo muito interessante.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Olá, Cintia. Tudo bem?
    Ainda não li nenhum livro da série Correr ou Morrer, mas pretendo. Todos que encaram a leitura, sempre falam super bem das obras.
    PS: Moro sim em Recife. Pretendo ir na Bienal, no domingo pela manhã.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Muita gente dizendo que eu preciso ler o livro ou ver o filme. Ainda não vi o filme porque quero ler o livro antes, mas também não posso comprá-lo tão cedo. kkkk Como viver? :P

    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Estou enrolando para ler essa saga por tempo demais, irei começar logo, adorei a resenha!
    Beijos,
    Gabbi L.
    https://dearlysandra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Oi, Cintia! Minhas amigas pegaram seu contato ontem no Encontro de blogueiros e eu vim aqui conhecer seu blog :)
    Eu AMO Maze Runner! Adoro os livros, e por incrível que pareça adoro os filmes também! Normalmente sou bem chata com adaptações, mas no caso dessa saga decidi desencanar e estou amando as mudanças que eles fizeram. É até bom porque elas estão me pegando de surpresa, haha :)
    Você viu que vai ter uma discussão sobre distopias no sábado lá na bienal? *-*

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, obg pela visita.
      OMG não tava sabendo desse encontro! Mas acho que não vou poder ir, só vou no último dia.
      D:

      Excluir

Gostou? Comenta!

 
Desenvolvido por Michelly Melo.