Páginas

Resenha: Maze Runner: Correr ou Morrer - James Dashner

Título Original: The Maze Runner

Autor: James Dashner

Páginas: 427

Ano: 2010

Editora: V&R

Sinopse: Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho.Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo.


Antes de começar a escrever, sobre esse livro maravilhoso, vou explicar meu sumiço. Prazer, meu nome é Tendinite e Sinusite. Tava de cama esses dias e proibida de chegar perto do computador. Queria ter aproveitado o tempo longe para ler, só que eu estava muito mal. Estou de volta, não 100%  mas eu TINHA que vim aqui e fazer logo a resenha desse livro que tirou o meu folego, do começo ao fim. 


Meu primeiro contato com a série foi o filme. Eu estava muito curiosa com o trailer, passando meses antes da estreia e até então não fazia ideia que se tratava de uma adaptação. Como a meta de leitura, NUNCA está em dias, preferir assistir o filme primeiro para sentir o terreno. O resultado foi que eu sair do cinema, surtando horrores, com a historia, com Dylan O'brien ( ator protagonista, mais conhecido pela série Teen Wolf ), com tudo mesmo. Comprei os livros e não li tão rápido como gostaria, mês que vem estreia nos cinemas a sequência do filme e resolvi abandonar tudo para finalmente conhecer a escrita do elogiado, James Dashner

Thomas acorda em um lugar escuro e em movimento, um elevador. Subindo sem parar rumo ao desconhecido. Ele não se lembra de nada da sua vida, apenas o próprio nome. Desnorteado ele se vê ao redor de meninos, entre 12 e 16 anos, num lugar aberto, chamado por Clareira, cercado por muros gigantes. Muros de um Labirinto que se fecham durante a noite, para proteger os garotos de monstros horrendos, os Verdugos. Ninguém pode ficar no Labirinto depois que as grandes portas de pedra se fechar, poucos foram aqueles que tentaram e conseguiram sobreviver. Sem saber o motivo por estar ali, ávido por respostas, descobre que faz parte de uma rotina onde os Clareanos recebem por mês um garoto sem memória assim como ele, suprimentos essenciais para viver ali. Forçados a viver uma nova vida. 

Com o passar dos dias, os garotos veteranos e responsáveis pelo grupo vão introduzindo Thomas ao lugar, ele aos poucos vai descobrindo as respostas para suas perguntas, só que nem todas os mais veteranos podem responder, ninguém faz ideia do porque foram mandados aquele lugar, alguns estão ali há dois anos e por mais que estudem o labirinto, de um canto a outro, não acharam uma saída. O lugar é cheio de regras, para melhor convivi-o e sobrevivência dos jovens. Thomas no seus primeiros dias tentava absorver aquilo tudo, foi dai que tudo mudou. A caixa que trazia suprimentos e que o trouxe, veio antes do previsto e nela trazia uma garota. A única e primeira garota que a caixa trouxe, com uma mensagem tudo mudaria a partir dali. 

O livro é narrado em terceira pessoa, as letras são pequenas e a diagramação é simples. A escrita do autor é incrível, rica em detalhes, o leitor passa as páginas com todos os sentidos aguçados, afim de desvendar os segredos do labirinto e dos Clareanos. O Autor descreve tudo de uma forma que por diversas vezes, me sentia correndo pelo labirinto, fugindo das criaturas, eu estive envolvida com o livro do começo ao fim. Mesmo tendo uma noção do que iria acontecer, devido ao filme isso não me desanimou, pelo contrário eu queria mais, muito mais. 

Não posso deixar de fazer comparações entre o livro e o filme, nunca será 100% igual. Houve mudanças e mesmo assim fiquei satisfeita com os dois. Pois foi o filme que me deixou ansiosa para desvendar o quebra-cabeças. Muitas pessoas que não tem o hábito de ler, despertaram o interesse por faze-lo ao sair do cinema, então para mim o filme cumpriu o seu papel, fez bonito. O livro já é um dos meus queridos e o autor um dos meus favoritos, encerro essa resenha e vou sair correndo para me agarrar com a sequencia, Prova de Fogo. ;)

Cintia Milanez 


34 comentários

  1. Oi, Cintia! Eu já o filme Maze Runner - Correr Ou Morrer e gostei muito! Tenho muita vontade de ler o livro, algo me diz que vou adorar a escrita do James Dashner! :) Adorei a resenha!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?! Conheci seu blog e gostei bastante, já segui o blog e o twitter e também curti o facebook ^_^

    Quero muito começar a ler Maze Runner, acho que vou mar. Adorei a resenha, que bom que gostou do livro.
    Abraços do Dan !
    •bookdan.blogspot.com
    •facebook.com/leituradan
    •twitter.com/@leitura_dan

    ResponderExcluir
  3. Olá tudo bem? Confesso que nunca vi o filme nem li o livro, porém minha amiga o recomendou pra mim e disse que é muito bom (e é claro pediu de presente um box desse uahauhaua)
    Parece ser muito legal, beijos
    www.olivroemquehabito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sabe que eu vejo todo mundo falar muito do livro, mas nunca tinha me interessado para parar e ler uma resenha ou ver o trailer do filme? Não sei, as capas não me chamaram atenção, mas agora que li sua resenha fiquei realmente curiosa para ler. Porque tão pouco dinheiro para tanto livro bom? :'( hahahahaha Arrasou! E espero que tenha melhorado para voltar bombando logo!

    Beijos!
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... Cadê o pote de ouro no fim do arco iris? hahahaaha
      Dinheiro para todos esses livros, porque meu bolso chora sempre.
      Tô melhor, obrigada. :)

      Excluir
  5. Oi
    Fiquei interessado pelo Livro , deve ser Fantástico , quero lê-lo rápido , hehe
    Também gostei muito do seu Blog!

    Www.doctorleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Cintia! Tudo bem ? Até hoje não vi o filme (Que sempre passa no telecine) e não despertei interesse nenhum em ler a obra. Não faz muito meu estilo. Entretanto, eu adorei a sua resenha e alguns pontos que voce levantou sobre a história.

    Ah... essas 'ites... espero que você esteja melhor. Vivo sofrendo com isso.
    Seguindo aqui.
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de mais de uma semana dodoi, agora tô bem. Obrigada! :)

      Excluir
  7. Oi Cintia!
    Li esse livro tem um tempo e sou apaixonado por essa distopia, adorei a idéia do James e não vejo a hora de continuar lendo.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  8. Oi Cintia, gostei bastante do que tu escreveu. Confesso que o livro não faz muito o meu tipo mais agradeço a indicação. Apesar de não ser meu tipo, não quer dizer que não acredite na qualidade do livro e da história. Acho que pra quem gosta deste tipo de leitura o livro deve ser ótimo. Ainda mais pela escrita do autor ser rica de detalhes como você apontou.

    bju
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  9. Olá, Cíntia!
    Ainda não li essa distopia, preciso urgente remediar essa situação. :)
    Adorei sua resenha.
    Beijos!
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  10. Oi Cintia!
    Confesso que não li o livro, só assisti ao filme, mas adorei, e estou bem animada com a estréia do segundo!
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
  11. Olá ...
    Ultimamente estou vendo muito esse livro .
    Acho que vou ler o livro para depois assistir o filme , pois tenho pânico de spoiler rs
    Beijos ...

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Melhooras pra você! Tava bom demais pra ser verdade o filme ser parecido com o livro, né. Eles ferraram legal com o segundo volume. Só pelo trailer já dá pra ver que tá tudo desastrosamente diferente, teremos que assistir com a mente bem aberta, porque tenho certeza de que será uma história boa, só não a mesma que vi no livro D:

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2015/08/tag-frases-de-mae.html
    Tem tag nova no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    AMO esse livro, ainda não cheguei a ver o filme, mas esse autor arrasa e cria histórias incríveis e viciantes. Eu só falto ler A Cura Mortal para finalizar a trilogia, só falta tempo, já que estou com ele aqui em casa.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Cintia!

    Confesso que assisti ao filme mas não lembro muito. Assisti em uma viagem de avião e o áudio estava bem ruim. Mas lembro do final e de ter tido vontade de saber mais, saber o motivo daquilo.
    Não vou conseguir ler o primeiro e o segundo até o dia do lançamento do filme, estou com algumas leituras estabelecidas, mas vou assistir ao primeiro filme novamente pra lembrar da história!!!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  15. Oi Cintia!
    Eu gosto da premissa da série, mas ainda não senti aquele impulso de ler, sabe? Mas só vejo os livros receberem elogios.
    Nesse tipo de situação é até bom fazer o que você fez: usar o filme para sentir o terreno, mas não sei porque tenho a impressão que o filme não me agradaria tanto quanto o livro.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oiii Cintia, tudo bem?
    Então, eu tenho muita vontade de assistir o filme, porém me seguro pois antes quero muito ler o livro! Após sua resenha fiquei mais animada, e posso dizer que preciso urgentemente do livro para sair dessa situação kkkkk
    Enfim, parabéns pela resenha! ^^
    Bjoos

    http://soujovemliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Cintia!
    Ai, sinusite, ninguém merece! Eu também não consigo fazer nada se fico assim, ainda mais que uso óculos e quando ataca a sinusite não consigo ficar de óculos.
    Eu ainda não li Maze Runner, mas vi o filme e adorei! Queria muito ler os livros.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi Cintia!
    Estou aqui adiando a leitura desse livro rs
    Também assisti o filme e adorei!
    Queria começar a leitura por agora, mas com a minha falta de tempo ultimamente... não sei não rs
    Beijos
    Dri

    ResponderExcluir
  19. Cintia querida! Que saudades do seu blog! Eu amo esse filme, eu primeiro contato com a série também foi ele e espero logo conseguir comprar a série toda para ler, adorei saber que gostou e que o livro é um queridinho, sempre comparo também livro e filme e é sempre muito melhor mesmo o livro, mas temos boas adaptações por ai! Beijos
    Paula Juliana - Blog Overdose Literária!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/08/resenha-como-ser-feliz-ou-no-minimo.html

    ResponderExcluir
  20. Oi Cintia!
    Eu também li esse livro a pouco tempo, mas já li Prova de Fogo.
    Fiquei feliz em saber que você também gostou do filme, geralmente os fãs falam mal, mas eu achei bem satisfatório, só faltou mais Thomas e Teresa, hahaha
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. ooi
    como você, eu vi o filme primeiro sauhsauhsa e fiquei apaixonada!!!! depois de ler, meu deus, ai sim posso dizer que simplesmente é muito bom! amei os dois, e não acho que o filme seja ruim, eu realmente gostei dele! agora vamos ver se eu vou ler a prova de fogo antes ou depois de ver o filme suhausa
    xoxo
    http://olivroemquehabito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Cintia!
    Gostei do filme também,apesar de algumas falhas,mas isso é normal...agora o livr é alucinante desde os primeiros capítulos,a cada virada de página e nos faz entrar dentro do labirinto junto com o Thomas.Vamos aguardar o segundo filme :D
    Beijos!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi,
    Ainda não tive oportunidade de ler o livro e nem de ver o filme. Tenho mt curiosidade, mas cade tempo?
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  24. Oi Cintia!
    Quando o livro é bom, mesmo já sabendo a história a gente se surpreende né? Também amei o filme e estou ansiosa pela sequência. Ganhei os livros de presente, quero muito ler. <3
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  25. Oi! Eu li Maze Runner ano passado e foi uma das melhores leituras de 2015. A escrita do autor é muito bacana e o modo como ele conduz a estória faz com que o livro seja devorado. O filme ficou bem bacana, eu adorei os atores,como tudo se desenrolou e aquele fim >>>>>. Ainda não li o segundo, mas pretendo em breve (e antes do filme, claro). É uma série realmente incrível! ;)

    Italo,
    http://www.leitorespossessivos.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Cintia!
    Estou lendo Prova de Fogo no momento e o livro já começa tirando o nosso fôlego. Gosto muito da escrita do James e não vejo a hora de assistir ao filme.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  27. Parece ser um livro muito bacana, mas acho que farei como você fez, e vou assistir o filme antes.

    http://lenabattisti.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi, Cintia!
    "Correr ou Morrer" é incrível, né? Particular e diferentemente de você, eu não curti o filme. Como havia lido o livro antes, achei que o filme modificou coisa demais e desnecessariamente. Sem falar que não é tão emocionante como o livro.
    Espero que você adore "Prova de Fogo". Eu gostei, mas esperava um pouco mais.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Olá Cintia,
    Gostei muito da sua resenha.
    Tenho muita vontade de ler essa série, pois só ouço maravilhas.
    Acredito que deva ser muito interessante ler sobre crianças postas em um labirinto. Fiquei ainda com mais vontade.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bru! ;)

      É uma leitura maravilhosa, o segundo consegue ser ainda melhor.

      Excluir

Gostou? Comenta!

 
Desenvolvido por Michelly Melo.