Páginas

Resenha: Boneca de Ossos - Holly Black

Título: Boneca de Ossos 

Autor: Holly Black
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Livro cedido em parceria com a Editora Novo Conceito.



Sinopse: POPPY, ZACH E ALICE sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo...

“Boneca de ossos” conta a história de três crianças que são amigas desde sempre. Poppy, Alice e Zach adoram brincar com seus bonecos e são extremamente criativos, sempre inventando estórias mirabolantes de grandes aventuras com seus personagens. Dentre os personagens, está um boneca de porcelana que vive numa cristaleira da casa de Poppy, a qual eles denominam Rainha. A grande senhora má do reino inventado por eles. Todas as aventuras envolvem a boneca. Sempre foi assim e tinha tudo para continuar sendo, até o dia que o pai de Zach (pai bastante ausente)resolve voltar para casa e joga fora os brinquedos do filho, por entender que ele já está muito crescido pra isso e que deveria se dedicar ao basquete. Revoltado e sentido pela perda dos bonecos, Zach se afasta das amigas, mas decide não contar a elas o motivo, simplesmente parando de brincar. Isso as deixa confusas e chateadas, querendo ao menos uma última brincadeira de despedida, uma última aventura.

Pouco tempo depois do afastamento de Zach, Poppy chama os amigos para uma conversa, contando a eles que tem sonhado com uma menina que teria o espírito preso dentro da Rainha. A garota teria sido morta de forma trágica e suas cinzas teriam sido usadas para fabricar a porcelana delicada que dava forma à boneca. Dessa forma, seu espírito só poderia se libertar e descansar em paz com a ajuda dos três amigos, que teriam que sair em busca do local onde o corpo da garota deveria estar enterrado e descobrir o que realmente tinha acontecido à ela.

Mesmo desconfiados sobre a veracidade do que a amiga falava, Zach e Alice resolvem ajudar Poppy nessa busca, no que poderia vir a ser uma última brincadeira ou uma grande aventura. Os três saem de suas casas no meio da noite, deixando apenas bilhetes com desculpas esfarrapadas para seus responsáveis. Claro que três crianças perambulando sozinhas, chamaria atenção e com eles não é diferente. Mas isso só serve pra apimentar tudo, quando eles percebem que alguns adultos que eles encontram pelo caminho, os tratam como um grupo de quatro crianças, não de três. Ou seja, de certa forma, aquelas pessoas não vêem uma boneca, mas sim uma quarta criança. Aos poucos, eles percebem que a boneca realmente exerce uma força estranha sobre eles, fazendo-os pensar que talvez nem tudo seja apenas fantasia. Até que decifrem o mistério, Zach, Poppy e Alice vivem, de fato, uma super aventura que pode ser de grande importância para a amizade deles.

“Boneca de ossos” é um livro de leitura simples e rápida, que envolve bastante mistério e que mantém o clima de suspense durante todo o seu desenrolar. Por estar acostumada a ler suspenses mais pesados, de início achei o livro meio bobo, apesar de envolvente. Porém deve-se levar em conta que o público-alvo é o infanto-juvenil e partindo desse ponto de vista, o livro torna-se realmente muito bom. No fim das contas, é um livro que vale a pena ler e que serve de estímulo para os mais novos se interessarem ainda mais por leitura.

Bianca Pimentel 

Bia, colunista do blog. JOE MAC GIRL, Backstreet fan and Galaxy Defender. Rubro negra, também é da Grifinória, adora Harry Potter e Jogos Vorazes. Sonha um dia ser Sra. MAC, nas horas vagas divide o amor entre Joey NKOTB, Livros e Tom Fletcher. Segue ai fia! @biancaprs

15 comentários

  1. Oi, Bianca! Muito legal sua resenha! Essa capa é bem bonita e a história parece ser bem interessante! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Saiu uma resenha desse livro lá no blog, feita por uma das colaboradoras! Li a resenha e fiquei curiosíssima para saber o que acontece no final. Apesar de ser um livro mais infantil, o mistério me chamou atenção... Isso sempre acontece.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi,

    Bia, eu não li esse livro, mas li algumas resenhas. Tem gente que gosta e não gosta! Apesar de estar gostando de livros com leituras rápidas, não tenho certeza se vou gostar... rs

    Bjs
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
  4. Oi Bia,
    Eu adorei a ideia desse novo selo da NC, eu e minha prima estamos tentando fazer o irmão dela ler haha

    Eu comecei esse livro, mas acabei deixando de lado por causa de outro.. ai adoro personagens que se chamam Alice ♥

    bjs e um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  5. Bom saber... Pelo menos agora sei o que esperar do livro.
    Eu achava que ele bem mais pesadinho, sabe?
    Agora fiquei ainda mais interessada em ler, por incrível que pareça.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Oi Bia, como está?
    Nossa, muito bom ver resenha desse livro por aqui, eu pretendo ler ele ainda esse mês e gostei de saber mais sobre ele.
    Eu já esperava que ele seria meio bobo pelo público alvo, mas ainda assim quero muito lê-lo.
    Seguindo seu blog, se puder, segue de volta.

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
  7. Sabe que eu amei Boneca de Ossos? Eu li e até fiquei com medo porque mesmo sendo um livro simples e infantil, coloca um medo real na gente. As coisas que esta boneca faz são horrorosas. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bia!
    Eu amei "Boneca de Ossos"! Como você disse, por ser um livro voltado para o público infanto-juvenil, ele torna-se muito bom mesmo que pareça bobo em alguns momentos.
    Adorei a escrita da Black e quero ler mais livros dela.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Bianca!
    Eu também achei o livro meio bobo... E olha que estou acostumada a ler infanto-juvenis. Infelizmente não gostei do livro tanto quando achei que gostaria.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. Nossa, todo mundo comenta muito dessa autora, mas eu ainda não li nada dela :(
    http://www.vicioemlivros.com/

    ResponderExcluir
  11. Ao começar a ler a sua resenha eu tive a mesma impressão de você de que era um livro meio bobo... mas como é um filme infanto-juvenil temos que pensar na visão das crianças... elas devem achar este livro o máximo! Rs

    http://alinenomundo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Achei a capa desse livro linda! A NC tá trabalhando lindamente nesse selo #irado.
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  13. Oi Bianca,
    Tenho lido muito sobre esse livro ultimamente, e na maioria das vezes, opiniões positivas.
    Achei a sinopse meio vaga, mas sua resenha me agradou muito. Nunca li nada da Holly Black, e acho que posso começar por essa obra.

    Até mais,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Bianca, tudo bem?
    Eu estou amando essas edições do selo Irado da Novo Conceito, pois cada livro parece ser mais bonito que o outro!
    Estou super curiosa para ler Boneca de Ossos, já que além de eu ter adorado a sinopse dele, é um livro da Holly Black ♥.
    Adorei sua resenha!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  15. Todo mundo fala dessa autora, ela é bem famosa lá fora, mas o pouco que eu li dela não me chamou muito a atenção.
    Porém esse livro pareceu bom! Vou procurar ler.
    http://www.vicioemlivros.com/

    ResponderExcluir

Gostou? Comenta!

 
Desenvolvido por Michelly Melo.