Páginas

Resenha: O Sonho de Eva - Chico Anes

·                     Autor: Chico Anes
·                     Editora: Novo Conceito
·                     Páginas: 304
·                     ISBN: 9788581630069



Sinopse: Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.

               -Se você sonhasse sempre a mesma coisa, não acabaria por confundir ilusão com realidade? 

O sonho de Eva é um livro que me surpreendeu e muito começando pelo tema. Fiquei com o pé atrás bem atrás nos primeiros capítulos, achei a escrita do autor confusa devida tanta informação e termos técnicos. Mais foi só a principio, em seguida me vi envolvida com a trama e não conseguia soltar o livro de jeito nenhum.  O que as pessoas não fariam por um dispositivo que controlasse os sonhos alheios?  Pessoas jogariam ao vivo um jogo de vídeo game tão real ao ponto de não saber diferenciar o que seria sonho e o seria real. Tecnologia tão avançada capaz de controlar as pessoas, por exemplo, e isso o livro nos mostra bem! 

Eva e Ana Abelar são irmãs, e dividem a mesma profissão. São pesquisadoras, lidam com sonhos, construindo alicerces para chegar à plena consciência dentro deles, Numa reviravolta  Ana pula do 20ª andar do prédio onde morava sem motivo aparente. O que já choca o leitor já nas primeiras páginas fazendo-o se questionar: Esse livro num foi publicado pelo selo jovem? Passado o choque... Eva se desespera, não só pelo suicídio da irmã, mas porque Joachim seu filho autista estava no apartamento, mas nenhum vestígio do garoto é encontrado.Eva é corajosa e bem feminista, sempre fazendo tudo sozinha sem depender de ninguém. Alguns dos segredos do livro giram em torno dela e de seu passado. No decorrer do livro vamos conhecendo mais a protagonista e nos apegando a essa Mãe. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.  Na época em que ela ficou grávida ela namorava Alec um psiquiatra que era loucamente apaixonado por ela, e que foi quem mais se surpreendeu com o crescimento de sua barriga, sendo que eles jamais chegaram a ter relações sexuais. Com tanto que no presente, nove anos depois da “traição” Alec é quem mais ajuda Eva nessa busca louca pelo filho e por respostas.

O Sonho de Eva é um livro mais adulto Me pergunto de novo porque foi publicado no selo jovem! que nos presenteia com uma leitura inteligente e reflexiva, tudo em um ritmo alucinante.


11 comentários

  1. Hey
    HAAHA sabe que eu não entendo muito a regra desse selo jovem
    Anyway
    Minha prima que leu esse livro para o blog, e ela ficava me contando tudinho relacionando à leitura.
    Fiquei bem curiosa e espero ler em breve

    Parabéns pela resenha

    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Gostei...
    Ai... escrever sobre o que leu, é um dom... Sempre li, até que interpreto texto bem, consigo pegar as ideias mais escondidas e intrínsecas mas não consigo colocar isso no papel...
    Nunca consegui... Sei lá...
    Eu não sou boa em contar histórias... Mas admiro que consiga!
    Bjussss

    Tem post novo lá no blog com ombrè nails preto e vermelho e meu bolo de aniversário =D
    http://www.ciadoesmalte.com/2012/10/ombre-nails-vermelho-e-preto-unhas-de.html
    E tem também 3 sorteios rolando no blog, dá uma passadinha lá =D
    Beijo grande e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro livros nesse estilo. Adoro esses temas reflexivos que os autores conseguem abordar. Estou vendo tantas resenhas positivas que é até difícil dispensar esse livro. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. to lendo esse ainda, uma viaaaagem

    ResponderExcluir
  5. Queria tanto esse livro,me chamou atenção desde do lançamento,porém ainda não tive oportunidade de compra-lo;a estória me agrada,esse tema polêmico de capturar sonhos,quero ver como o autor abordou esse tema tão diferente.

    http://llivroseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha <3 quero esse livro mas que tudo!

    ResponderExcluir
  7. Gosto destes tipos de livro. Parabéns pela resenha, quero muito o livro. Vi em um blog e acabei me interessando por causa da resenha ^^

    ResponderExcluir
  8. Putz q coincidência!Hj mesmo,eu estava vendo uma reportagem num jornal matinal sobre autismo!Nunca tinha ouvido falar de algum livro q tratasse do assunto...e sinceramente,prefiro livros assim,q não puxam tanto p os romances,às vezes, já tão batidos.

    ResponderExcluir
  9. Parece ser muito bom, vou ver se acho um tempinho pra lê-lo. E concordo também com você, não sei quais critérios a editora faz pra classificar esse livro para ser Selo Jovem...

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o livro, com essa resenha perfeita dá pra entender muito do que se trata. Amei!

    ResponderExcluir

Gostou? Comenta!

 
Desenvolvido por Michelly Melo.