Páginas

Resenha: Confissões de um Turista Profissional

Confissões de um Turista Profissional, de Kiko Nogueira
Editora: Novo Conceito
Páginas: 94




Em uma junção de 37 crônicas o autor revela "tudo o que você queria saber sobre viagens e que os guias jamais vão contar". Em uma capa simples, mas que já diz tudo, fala bem de algumas coisas, espoem sua opinião, da algumas dicas, fala mal de mais algumas coisas e o livro acaba. Como Turismóloga nata que sou eu realmente gostei dessa crítica ao governo, principalmente quanto ao turismo, e ao que realmente dão valor aqui no Brasil. São críticas construtivas, tratadas informalmente, mas deixando bem claro: Há muito que mudar por aqui.


          "Tudo o que você queria saber sobre viagens e que os guias jamais vão contar." 


As crônicas são curtinhas, mas várias delas carregadas de sarcasmo, ironia e piadas, fazendo do livro uma leitura leve. E por ele ser bem curtinho, rapidamente chegamos ao fim. Jota nos mostra as pequenas diferenças entre viajantes, turistas e mochileiros. Gostei dos "esclarecimentos" sobre algumas gafes, o que podemos fazer para curtir melhor os locais que visitamos, os cuidados que temos de ter para não sermos enrolados. E, sim, podemos muito bem pedir um autógrafo se virmos um famoso andando por algum desses lugares, mas claro, não podemos ser histéricos! E use o "portunhol", ele pode te salvar numa conversação.


O livro não segue uma continuidade, e não conta apenas uma história. São vários capítulos, cada um falando sobre alguma coisa. Desde o Brasil, aos Estados Unidos, também á Europa, Kiko Nogueira deixa bem claro que nem tudo é um mar de rosas em uma viagem, mas que apesar disso, devemos aproveitá-la bastante. Confissões de um Turista Profissional também nos faz pensar que não devemos ter preconceitos com turistas, e que não há diferença entre mochileiros, viajantes e turistas – afinal, todos estão viajando. Com a experiência de um homem viajado, o livro foi escrito de uma forma bem verdadeira, e com bons conselhos. 


Super Indico!


Xintia Milanêz



Nenhum comentário

Postar um comentário

Gostou? Comenta!

 
Desenvolvido por Michelly Melo.