Páginas

Resenha: Quando ela se foi

Nome: Quando Ela Se Foi
No Original: Long Lost
Autor (a): Harlan Coben
Páginas: 256
Editora: Arqueiro



Sinopse: Dez anos atrás, Myron Bolitar e Terese Collins fugiram juntos para uma ilha. Durante três semanas, eles se entregaram um ao outro sem pensar no amanhã. Depois disso, eles se reencontraram apenas uma vez, quando Terese ajudou Myron a salvar seu filho. E ela foi embora, sem deixar vestígios.Agora, no meio da madrugada,ela telefona:“Venha para Paris.” Terese pede a ajuda de Myron para localizar o ex-marido, Rick Collins, que telefonara depois de anos implorando que ela o encontrasse em Paris. Eles logo descobrem que Rick foi assassinado e queTerese é a principal suspeita do crime. Mas algo ainda mais atordoante é revelado: perto do corpo havia longos fios de cabelo louros e uma mancha de sangue que o exame de DNA revelou pertencer à filha do casal. Só que sua única filha morrera em um acidente de carro muitos anos antes.

O livro é tão instigante e de fácil de leitura que assim que recebi comecei a ler e já terminei. A história dessa vez traz Myron Bolitar, personagem de sucesso presente em sete livros de Harlan. No entanto esse foi o primeiro livro que li com ele de protagonista. No começo não gostei muito dele não. Resumindo essa leitura em duas palavras: ritmo acelerado. A capa e o título do livro não me chamaram nem um pouco a atenção, situação completamente diferente da maioria dos livros que eu pego pra ler. Achei o nome romântico demais e custei a acreditar que esse era um livro policial. Pra ser sincera, nem a sinopse me convenceu muito, mas como o livro era fininho, passei ele na frente na pilha de leitura. 

Achei muito interessante como Harlan Coben conseguiu transformar um simples caso de assassinato em uma ameaça global com proporções absurdas. A motivação do personagem principal, o tempo todo, é pessoal. Ele não é o tipo de herói que está ali para salvar o mundo, mas não desiste de sua busca por causa disso o que torna a história diferente e intrigante. Só achei que em alguns momentos o livro ficou um pouco surreal demais, com escapadas impossíveis e recursos ilimitados.  Me senti num filme ou num episodio de 24 horas... Com o herói tentando roubar o lugar de Jack Bauer... hahaha olhando para a história como um todo, existem elementos que podem muito bem ser uma matéria de capa de um jornal de amanhã, o que é assustador.

Um telefonema 9 anos depois e Myron embarca para Paris. Logo na chegada ele se depara com problemas e percebe que Terese está envolvida em algo muito maior. Levado por Berland, um policial francês para prestar depoimento eles descobrem que Rick estava investigando uma instituição religiosa radical e por isso foi morto. O mais assustador é quando Myron vê com os caras que tentam sequestrá-lo uma moça idêntica a Terese, a filha dela morta 10 anos atrás. Mas como? Essa e diversas outras perguntas e acontecimentos nos leva a crer em algo muito diferente do que acontece. A trama construída por Harlan é impressionante. A história deixa você de queixo com aquele fim. Senti falta da metade para frente de mais detalhes, mas o autor não é de "encher linguiça" e as verdades vão surgindo sem muitas voltas. Acho que acostumei com livros muito detalhados e estranho quando tudo se resolve rápido.

Não posso falar nem um pouquinho sobre os temas do livro porque se não a surpresa vai ser contada e perde totalmente a graça.A narrativa flue muito bem e os diálogos como sempre constituem boa parte do livro. O ritmo da história faz a leitura ser rápida. O formato da Arqueiro também ajuda. O livro é mais alto e com uma fonte boa. Gostei e já estou pensando em qual o próximo que vou ler do Harlan, Recomendo! 

Xintia Milanêz

5 comentários

  1. Adoro os livros do Harlan!
    Acabei de comprar esse to super anciosa...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adoro os livros do Harlan, esse não foi diferente!
    adorei a resenha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Comprei esse livro hoje por causa da sua resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Vou comprar esse livro o quanto antes!
    ;D

    ResponderExcluir

Gostou? Comenta!

 
Desenvolvido por Michelly Melo.