Páginas

Resenha: A Janela de Overton

                                                             FICHA TÉCNICA
Autores: Glenn Beck
Titulo: A Janela de Overton  
Ano: 2011
Edição: 1
Número de páginas: 384
Editora Novo Conceito


Antes de tudo preciso desabafar com vocês. Quando recebi esse livro para resenhá-lo e em breve sortear aqui no blog #fiqueilouca! Quase arranquei o cadeado com tudo... Em breve vocês irão saber e sofrerão comigo. Cinco pessoas se juntaram e passaram um final de semana inteiro para tentar abrir o livro que vinha dentro de uma embalagem especial, na qual tinha pistas para abrir o cadeado e poder ler o livro. Cheguei até pensar que o meu tinha vindo com defeito, ou qualquer coisa parecida. Enfim consegui abrir e também consegui uns cortes de leve nos dedos. Fiquei com tanta raiva que ele ficou de molho por quase um mês! Não queria ler de jeito nenhum, só pelo trabalho que tive. Não que eu não tivesse desvendado as pistas, o verdadeiro problema era girar os números no cadeado... Humpf! Depois de muita relutância fui arrebatada pelo livro... hahaha 


Sinopse: Um plano para destruir a América, há centenas de anos sendo formulado, está prestes a ser colocado em prática, uma poderosa técnica chamada Overton Window que pode modificar nossas vidas, nossas leis e nosso futuro. Ela funciona manipulando a percepção pública para que nossas ideias pensadas anteriormente pareçam ser radicalmente aceitas. Mude a Janela e mude o debate. Mude o debate e mude o país. Para Noah Gardner, um executivo de Relações Públicas com 20 e poucos anos, é seguro dizer que a teoria política é a única coisa em sua mente. Inteligente, solteiro, bonito e isolado dos problemas do mundo com a riqueza e o poder de seu pai, Noah é muito mais preocupado com o futuro de sua vida social do que o futuro de seu país. Mas tudo isso muda quando Noah encontra Molly Ross, uma mulher que é consumida pelo conhecimento de que a América que conhecemos está prestes a ser perdida para sempre. Ela e seu grupo de patriotas se comprometeram a recordar o passado e lutar por um futuro, mas Noah, convencido de que são apenas teorias de conspiração erradas, não está interessado em emprestar suas habilidades consideráveis para a sua causa. E, então, o mundo muda. Um ataque sem precedentes sobre o solo dos E.U.A. sacode o país para o núcleo e coloca em movimento um plano assustador, por décadas sendo aperfeiçoado, para transformar a América e demonizar todos os que se interpõem no caminho. Em meio ao caos, muitos não sabem a diferença entre a teoria da conspiração e conspiração realidade ou, mais importante, em qual lado lutar. Mas para Noah, a escolha é clara: expor o plano, revelando os conspiradores por trás dele, é a única maneira de salvar tanto a mulher que ele ama quanto sua liberdade. 


Parece extremamente clichê, mas com o romance o autor nos mostra, como Molly mostra a Noah, que quem tem influência tem poder e manipula, e é hora de mudar. A trama fictícia se baseia em alguns fatos ocorridos, que o autor usa para nos fazer formar opinião própria sobre o que é ficção e o que plausível. Muitos personagens históricos importantes para a política americana são citados ao longo do livro através de frases vorazes. O autor nos faz pensar e em nenhum momento usa fontes absurdas – está tudo nos jornais e na internet, todos os site e notícias são listados em um prólogo de quase 30 páginas no final do livro. A narrativa informa e entretém, o kit do livro (em breve sorteado aqui) é fantástico.  A verdade é que há poder e manipulação em quase tudo valores morais são facilmente esquecidos quando o objetivo é contribuir com o egoísmo, a ganância o apetite insaciável pelo poder e controle de tudo e de todos.

O livro pode ser o ponto de partida para despertar  seu interesse por política e sociologia, além de ser uma fonte de informação para quem já se interessa.

Xintia Milanêz

7 comentários

  1. Sempre ótimas dicas de livro aqui *--* Eu queroooo!

    ResponderExcluir
  2. Eu Quero muito!!! Aqui sempre encontro as melhores opções, Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. ehehehe, bá vou receber esse livro, que medo desse cadeado...ehehe

    Estou louca pra ler esse livro!

    Tentei responder o email que vc me enviou, mas voltou... então já te coloquei como parceira do meu blog, pode colocar o meu banner no seu blog também.

    Bjus
    Gisele
    http://www.dicasdelivrosefilmes.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ai eu quero esse livro,Ai eu quero esse livro,Ai eu quero esse livro,

    ResponderExcluir
  5. Mas o quê??? Tô querendo, genteeee, como assim?

    ResponderExcluir
  6. #TodosQuerem....

    @renatoalison

    ResponderExcluir
  7. Olha, vou ser sincera, não me interessei pela história não, aida mais quando vc falou q pode despertar o interesse por política e sociologia, q eu não sou muito fã...hahahahah

    Mas se eu ganhasse eu leria com certeza ;)

    ResponderExcluir

Gostou? Comenta!

 
Desenvolvido por Michelly Melo.