Páginas

Livros: Romances de Banca!



Tudo começou com minha mãe! Um dia a tarde vejo minha mãe na sala, empolgada lendo um livro com uma capa horrorosa! um casal se beijando, uma cena bem arrebatadora, das páginas amareladas e já gasto pelo tempo. Na hora perguntei: O que "muléstia" é isso? - Não demorou muito estava eu... Viciada! nos livrinhos hahaha! Depois vi a quantidade de gente que lê esses livrinhos de banca. Com certeza você já viu em algum lugar! Garanto essas capas? Impossível de esquecer.... E com certeza tem uma opinião formada, preconceituosa ou liberal sobre. Os Romances de bancas há quase 30 anos tem marcado a produção editorial brasileira com suas altas vendas e críticas controversas a respeito de seu conteúdo e com um estigma que segue suas leitoras. Ele já foi chamado de literatura cor-de-rosa, livrinho água com açúcar e literatura de mulherzinhaEntre 1940 e 1960, um tipo de romance popular começou a ser traduzido pela Companhia Editora Nacional e formou a conhecida coleção Biblioteca das moças. Essa coleção deu origem ao gênero que conhecemos atualmente como romance de banca. O romance de banca foi introduzido no Brasil na década de 70 pela pioneira Editora Nova Cultural que, atualmente, vendem 2 milhões de cópias. No Brasil, há duas grandes editoras que atuam no segmento, a citada Editora Nova Cultural que é a maior e importa seus livros da norte-americana Kensington e a Harlequim Books Brasil, uma filial de uma editora canadense.



Os romances de banca obedecem a um padrão que torna quase impossível não reconhecê-lo: são baratos e vendidos principalmente em bancas de jornal, o que deu origem a seu nome principal, possuem títulos com sugestivos e, muitíssimas vezes, de gosto duvidoso e capas mais sugestivas ainda.Os títulos e as capas chamam muita atenção e podem dar a uma sensação de desconforto  para o leitor que decide ler o livro em público. Acredito que isso impeça pessoas que querem conhecer o gênero e se sentem impedidas por essas características. As histórias também seguem um modelo: finais sempre felizes e protagonistas que devem passar pelo maior número de obstáculos para ficarem juntos. as mais famosas são as séries SabrinaBianca, Júlia e Jéssica, sendo cada série voltada para uma temática: Sabrina são histórias atuais e tem protagonistas independentes; Bianca possui protagonistas sonhadoras e tem histórias situadas no passado; já Jéssica são as histórias mais picantes. Ainda há a série de Grandes clássicos e Clássicos históricos. Júlia seguem a linha das protagonistas no auge dos 30 anos que esperam  o principe encantado.

Muitas escritoras de romances de banca fazem tanto sucesso que começam a escrever livros que serão vendidos em livrarias, mas com as mesmas características dos romances de banca. Então, existem livros em livrarias com conteúdo de romance de banca. E existem muitos! O grande exemplo de uma escritora que migrou do romance de banca é Nora Roberts com mais de 160 livros publicados (!!) e traduzidos para mais de 25 idiomas. Há muitas outras escritoras de romances de banca que passaram a ser escritoras de romance de livraria, como Candace Camp, Anne Mather, Penny Jordan, Carole Mortimer, Patricia Potter, Anne Weale, Ruth Langan, Sandra Canfield e Abra Taylor, Sandra Bronw, Linda Howard (Diva) para citar algumas. 



Mais isso será um outro Post... Então, da próxima vez que você vir uma mulher (ou homem por que não?) Existem livrinhos que falam sobre Faroeste! lendo um livrinho com a capa com um homem musculoso sem camisa e uma mulher (muito provavelmente loura) com ares extasiados por sua beleza, não vá torcer o nariz: aquilo é só uma distração, não é um lembrete de solidão ou um aviso que ela precisa de um namorado! Assim como muitos best sellers que conhecemos (e adoramos) esses livros tem o papel é de entretenimento. Adoroooo! Em breve teremos mais deles aqui no Blog... 
Xintia Milanêz

2 comentários

  1. Nossa.....
    Adorei o seu blog, já te seguindo.
    Passando para te convidar ao EVENTO DOS ESMALTES VOLARE !!
    http://vitrinerepresentacoes.blogspot.com/2011/05/convite-evento-esmalte-volare.html
    Inscreva-se..sua presença é importante!!
    Abraço,
    Andrea
    twitter: @VitrineRepres

    ResponderExcluir
  2. Esse estilo foi requentado a la Jéssica com uma pitada de sadomasoquismo com a autora de 50 tons de cinza...

    ResponderExcluir

Gostou? Comenta!

 
Desenvolvido por Michelly Melo.